Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Cozinha portuense na ExpoCoruña
17-03-2015

No âmbito da participação no Fórum Gastronómico da Corunha, o Porto reuniu ontem à noite críticos, jornalistas, empresários e chefs de cozinha num jantar de demonstração do potencial da cidade em matéria gastronómica. Pedro Negreira, o Alcaide da Corunha, marcou presença e elogiou a capacidade que a Câmara do Porto tem tido para promover a cidade fora de portas. O Fórum Gastronómico da Corunha contou com mais de 100 jornalistas nacionais e estrangeiros acreditados e com a visita de milhares de profissionais do setor e público indiferenciado.


O certame, considerado um dos mais importantes da Península Ibérica, abriu no passado domingo e termina hoje, tendo recebido a visita de Rui Moreira ontem à tarde, na companhia do seu homólogo da Corunha, dos vereadores da Câmara do Porto Paulo Cunha e Silva e Filipe Araújo e do presidente da Assembleia Municipal, Miguel Pereira Leite.


Ao longo dos três dias do fórum, em que o Porto é o "território convidado" e participa pela primeira vez, além da presença do stand da cidade, houve várias intervenções portuenses que tiveram o seu ponto alto com o jantar que os chefs Pedro Lemos (recentemente galardoado com uma estrela Michelin), Luís Américo, Dalila Cunha e Renato Cunha. Antes de experimentar as iguarias gastronómicas, Rui Moreira visitou a cozinha da unidade hoteleira onde decorreu o jantar e cumprimentos os famosos chefs.


Durante o jantar, Rui Moreira lembrou os mais de cem presentes, entre personalidades, jornalistas especializado e críticos, que "o Porto e a Corunha têm muito muito em comum", lembrando que nem "Negreira fala muito bem português nem eu falo muito bem espanhol. Mas entendemo-nos perfeitamente". O presidente da Câmara quis explicar que "Corunha e Porto têm muito em comum. Desde logo as ambições, um número de habitantes semelhante e uma vontade de trabalhar em conjunto".


Rui Moreira apelidou a relação entre as duas cidades como "uma união de facto", recordando o seu discurso de tomadas de posse sobre "as ligas de cidades".


O Porto está, assim, em exposição num dos maiores fóruns gastronómicos da Península Ibérica numa ação de promoção da sua gastronomia mas também da cidade, enquanto destino turístico.