Sociedade

Chefe de Estado cumpre a tradição e compra na abertura da Feira do Livro

  • Notícia

    Notícia

Cerca de 25 títulos, entre obras nacionais e estrangeiras, conquistaram esta tarde um lugar na biblioteca privada do Presidente da República, que visitou a Feira do Livro do Porto a convite de Rui Moreira. Nos Jardins do Palácio de Cristal, Marcelo Rebelo de Sousa percorreu todos os pavilhões, os mesmos que estarão abertos ao público até ao próximo dia 23.

O habitual e compreensível nervoso miudinho do primeiro dia de vendas foi atenuado pela visita de um ilustre amante de livros. O Presidente da República, acompanhado pelo presidente da Câmara do Porto, passou esta tarde "a pente fino" os 130 pavilhões da Avenida das Tílias e não se escusou a trocar impressões com os participantes do certame, fosse sobre as melhorias observadas no evento ou sobre os livros que decidiu comprar.

Na verdade, algumas dessas compras foram patrocinadas por Rui Moreira, já que a indisponibilidade de trocos verificada às primeiras horas foi elevada. "Saio daqui devedor do senhor presidente da câmara", brincou no final da visita.

Num roteiro que incluiu a descoberta da exposição "Musonautas, Visões & Avarias: 1960-2010 - 5 décadas de inquietação musical no Porto", hoje inaugurada na Galeria Municipal, Marcelo Rebelo de Sousa despediu-se da Feira do Livro, após quase três horas de visita, com a convicção de que a organização do espaço está cada vez melhor, salientando que as bancadas têm acessos mais amplos e também que a área de alimentação convida a ficar mais tempo.


Na programação de sábado, o momento alto recai sobre a cerimónia da atribuição da tília ao homenageado da edição 2018 da Feira do Livro, José Mário Branco, marcada para as 17 horas, seguida do debate "No princípio era a canção", moderado pela jornalista Anabela Mota Ribeiro e que contará com o cantor da inquietação como figura principal.

Saiba todos os pormenores da programação no Jornal da Feira do Livro e acompanhe o site oficial ou a página no facebook.