Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"CEUTA 1415. 600 anos depois"
20-07-2015

No âmbito do programa CEUTA 600 anos, foi apresentado, na Casa do Infante, o livro "CEUTA 1415. Seiscentos anos depois" da autoria de Luís Miguel Duarte, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O auditório do Arquivo Histórico Municipal do Porto encheu para ouvir os comentários do historiador Hermenegildo Fernandes na presença do autor desta obra e do representante da Editora Livros Horizonte.


"Completam-se este ano seis séculos sobre a conquista portuguesa de Ceuta. Excelente pretexto, não para comemorar (comemorar o quê?), mas para evocar o acontecimento, para o repensar, para renovar as perguntas ao passado, aproveitando algumas sugeridas pelas sombrias inquietações do presente-futuro e, desse modo, tentar compreender melhor esse presente-futuro". É assim que o historiador inicia o desafio ao leitor no sentido de descentrar o olhar de Portugal e ver este episódio, tantas vezes contado em manuais escolares, pelos olhos de Gibraltar e dos castelhanos de Tarifa.


A programação CEUTA 600 anos poderá ser acompanhada através da página de facebook Porto Cultura ou requeridas informações pelo email: portocultura@cm-porto.pt.