Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Centro Histórico chegou à China
27-11-2015

O Centro Histórico do Porto vai estar em exposição na Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Shenzhen e Hong Kong, na China, entre 4 de dezembro e 28 de fevereiro de 2016. A iniciativa é da responsabilidade da FAUP. 


Com o título "The City, the School and the Masters" - ("A cidade, a Escola e os Mestres") - , o objetivo da exposição é refletir sobre o Centro Histórico do Porto, classificado Património Cultural da Humanidade em 1996, pela UNESCO. A exposição será feita com vídeos sobre a cidade real do Porto, um diálogo entre os estudantes e testemunhos do consagrado arquiteto Álvaro Siza Vieira.

 

Segundo explicações de Carlos Guimarães, diretor da FAUP, esta mostra "trata e ilustra a forma como a Faculdade se relaciona com a cidade", vincando que "a Avenida da Ponte (o eixo entre Estação S. Bento e Sé do Porto) serviu como local urbano para o exercício de pensar num equipamento cultural no centro da cidade. Vamos mostrar uma forma de ensinar e entender o património histórico e as respostas contemporâneas para intervir sobre ele", informou o Porto Canal, citando a Lusa.

 

A Escola de Arquitetura do Porto será a única representada na bienal dedicada ao tema do urbanismo e da arquitetura, sendo esta uma oportunidade de criarem relações com outras instituições académicas e de se darem a conhecer ao mundo.

 

A participação da FAUP na bienal chinesa, cujo tema geral é "Re-Living the City" (Reviver a Cidade), é coordenada pelos arquitetos e docentes Ana Neiva e Marco Ginoulhiac e conta com o apoio institucional da Câmara do Porto.


Fonte: Porto Canal