Sociedade

Centro Histórico abre-se a visita pela história moderna da reabilitação urbana

  • Notícia

    Notícia

#mno_reabilitacao_urbana.jpg

A renovação da vida do Centro Histórico do Porto desde há 50 anos é o tema do último Percurso Cultural do ano, que se realiza nesta sexta-feira e tem particular foco nas intervenções de reabilitação urbana.

Com início às 14,30 horas no Terreiro da Sé, esta ação é orientada pelo arquiteto municipal António Moura, que esteve ligado à declaração do Porto como Património da Humanidade, sendo por isso uma oportunidade de descobrir com um profundo conhecedor alguns dos segredos da zona onde a cidade nasceu.

É particularmente no Centro Histórico que se concentram muitas das ruas e praças que fazem parte do imaginário portuense e que singularizam a imagem urbana do Porto, com as suas joias arquitetónicas e os segredos escondidos no recato dos espaços interiores.

Mas a vida da Invicta faz-se também pelo equilíbrio entre renovação e reabilitação urbana, tendo o Porto sido, aliás, precursor da Reabilitação Urbana em Portugal, nos anos 70 do século XX.

Por isso, esta visita pormenorizada contemplará as primeiras e também as atuais intervenções em edifícios e no espaço público, onde se continua a guardar a História da cidade ao mesmo tempo que se escrevem novos capítulos.

A participação neste Percurso Cultural tem um custo de 3 euros e o bilhete pode ser adquirido online.

Mais informações através do email percursos.culturais@cm-porto.pt ou do telefone 223 393 480.