Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Centro de promoção à leitura do Porto apresenta resultados em conferência
10-07-2019
O Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL) apresenta nesta quinta-feira, em conferência, os resultados e impacto do trabalho que tem desenvolvido ao nível da investigação dos processos neurocognitivos e da promoção na aprendizagem inicial da leitura e da escrita nas escolas do Porto. 

A conferência decorre no Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia, entre as 10 e as 16,30 horas. 

Durante a sessão, vão ser revelados os resultados e impacto do CiiL, projeto que está sob a coordenação científica do Instituto Politécnico do Porto, em articulação com a Câmara do Porto e a Direção Geral de Educação. Será também apresentada uma proposta de rede para a promoção da aprendizagem da leitura.

O CiiL nasceu de uma parceria entre a Câmara do Porto, o Instituto Politécnico do Porto e o Ministério da Educação, em setembro de 2015. Nesse contexto de cooperação institucional, o Município do Porto implementou um projeto-piloto em algumas escolas da cidade que, entretanto, se generalizou à totalidade dos Agrupamentos de Escolas.

O centro organiza a sua atividade ao nível da investigação dos processos neurocognitivos e intervém na promoção do sucesso na aprendizagem inicial da leitura e da escrita - último ano da Educação Pré-Escolar e 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico -  em 773 crianças, 538 do Pré-Escolar e 235 do 1.º Ciclo.

Atualmente, a ação do CiiL desenvolve-se no âmbito de uma candidatura cofinanciada aos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do POR NORTE 2020, com atuação em todos os Agrupamentos de Escolas do Município do Porto.