Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Centro de Dança do Porto faz uma viagem à volta do bailado em 25 anos
28-03-2019
O Centro de Dança do Porto (CDP) celebra o seu 25.º aniversário com "uma gala de bailado que é uma declaração de amor e respeito pela dança".

Com início às 21,30 horas desta quinta-feira, 28 de março, no Coliseu Porto Ageas, o espetáculo foi "sonhado por quem e para quem é apaixonado pela dança, pensado para um público conhecedor e interessado, mas idealizado também para um público mais alargado, de todas as idades, e que terá a oportunidade de assistir a alguns dos maiores bailados de sempre".

Segundo aponta o CDP, a gala vai proporcionar "uma volta ao mundo da dança clássica, guiada por excertos de 11 dos mais incontornáveis bailados de repertório clássico", de que é exemplo "Romeu e Julieta, a obra-prima de Shakespeare com a música de Prokoviev, numa interpretação dos bailarinos principais convidados Yolanda Correa, do Staatsballett Berlin, e Yoel Carreño, do The Norwegian National Ballet Oslo. Mas também de "Bayadère", de Ludwig Minkus, que contará com a interpretação de Filipa de Castro e Carlos Pinillos, bailarinos principais da Companhia Nacional de Bailado.

O espetáculo conta ainda com participação da Companhia Jovem de Dança do Porto e dos mais de 200 alunos do CDP. Esta companhia apresentará em estreia nacional absoluta "Ballet Initius e Finis", do coreógrafo Lienz Chang, numa interpretação livre da obra "Bolero" do compositor Maurice Ravel.

Criada em setembro de 2018 no seio do CDP, a Companhia Jovem de Dança do Porto um projeto pré-profissional que materializa a visão de Teresa Vieira, diretora artística e coreógrafa de ambos os projetos. O "Ballet initium e finis" foi o mote de uma residência artística de Lienz Chang com a CJDP, que decorreu no início deste ano.  

O Centro de Dança do Porto nasceu em 1993, por iniciativa da então bailarina Teresa Vieira e de Jaime Tojal, e por ele passaram já mais de 6 000 jovens bailarinos, tendo sido internacionalmente reconhecido em 2007 com a certificação de "Approved Dance Centre" dada pela Imperial Society of Teachers of Dancing (ISTD), uma das instituições líderes mundiais na certificação de exames de dança clássica. No seu palmarés mais recente está a conquista de taças por 12 dos 15 alunos do CDP que participaram na edição de 2019 dos ISTD Awards. Nesta mesma competição, três jovens bailarinos masculinos do CDP alcançaram o 1.º lugar, tendo dois deles ganho também as Boy´s Cups (Boy's Junior Cup e Boy's Senior Cup).  

//
Abertura de portas: 20h30
Duração: 2h30h (com dois intervalos de 10 minutos)
Classificação etária: maiores de 3 anos

Programa:

I PARTE
BALLET INITIUM E FINIS I Coreografia: Lienz Chang I Música: Bolero, de Maurice Ravel
A BELA ADORMECIDA I Excertos: Valsa; Rose Adage I Coreografia: Joana Tojal après Petipa I Música: Pyotr Ilyich Tchaikovsky
BAILE DOS CADETES I Excerto: Drummer Variation I Coreografia: David Lichine I Músico: Johann Strauss
LA FILLE MAL GARDÉE I Excerto: Pas de deux - II ato I Coreografia: Frederick Ashton I Música: Ferdinand Hérold
TALISMÃ I Excerto: Pas de Deux - II ato I Coreografia: Teresa Vieira après Petipa I Música: Riccardo Drigo

II PARTE
GISELLE I Excerto: Pas de deux II ato I Coreografia: Jules Perrot I Música: Adolphe Adam
O CORSÁRIO I Excertos: Le Jardin Animée I Coreografia: Teresa Vieira I Música: Léo Delibes
HARLEQUINADE I Excerto: Pas de Deux - I ato I Coreografia: Petipa I Música: Riccardo Drigo
LA SYLPHIDE I Excerto: Variação de James I Coreografia: Fillipo Taglioni I Música: Herman S. Lovenskiold
DIANNE ET ACTÉON I Excerto: Pas de deux do bailado "Esmeralda" I Coreografia: Teresa Vieira après Petipa I Música: Cesare Pugni

III PARTE
ROMEU E JULIETA I Excerto: Balcony Pas de Deux I Coreografia: Michael Corder I Música: Serguei Prokofiev
LA BAYADÈRE I Excerto: Reino das Sombras I Coreografia : Teresa Vieira après Petipa I Música: Ludwig Minkus
GRAND FINAL I Apresentação de toda a escola