Sociedade

Centro aconselha e deteta precocemente o VIH/SIDA com recurso a uma unidade fixa e outra móvel na cidade

  • Notícia

    Notícia

#fib_porto_sem_sida_06.jpg

Filipa Brito

O Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH/SIDA do Porto (CAD VIH/SIDA Porto) permanece ativo através de uma unidade móvel de rastreio, que percorre várias áreas da cidade. De igual modo, mantém o atendimento numa unidade fixa, provisoriamente instalada na Rua da Constituição. Os serviços, prestados de forma anónima e gratuita, enquadram-se no âmbito das atividades previstas no Plano de Ação da Estratégia "Porto, Cidade Sem Sida", coordenado pelo Município.

Com estas ações, o CAD Porto pretende contribuir para a construção e consolidação de respostas adequadas às necessidades locais, concorrendo para o cumprimento dos objetivos da estratégia 90-90-90, assumidos pelo Município do Porto, e que se explicam da seguinte forma: 90% das pessoas que vivem com a infeção saibam que estão infetadas, 90% das pessoas que sabem que estão infetadas estejam em tratamento e 90% das pessoas que estão em tratamento tenham a infeção controlada.

Enquanto serviço público, o CAD coloca o cidadão no centro da resposta ao VIH/SIDA, estando nos locais mais frequentados da cidade, prestando serviços diversificados, desde a deteção precoce da doença ao respetivo encaminhamento, o que envolve o teste rápido de deteção da infeção por VIH, de forma anónima e gratuita, sendo assegurada a referenciação hospitalar para tratamento dos casos seropositivos, assim como para profilaxia pré e pós-exposição e consultas de outras infeções sexualmente transmissíveis. O apoio prossegue com o acompanhamento das pessoas infetadas, abrangendo o aconselhamento e acompanhamento psicológico na área de VIH, passando ainda pela promoção da saúde, designadamente no âmbito da prevenção, com a distribuição gratuita de material preventivo e de educação para a saúde sexual).

No CAD Móvel o atendimento é efetuado por ordem de chegada sem necessidade de marcação. Todos os meses, a unidade circula por zonas distintas da cidade, passando, habitualmente, pela Praça Marquês de Pombal, Rua de Camões, Praça da Liberdade, Praça da Batalha, entre outros locais. A indicação de data, hora e local por onde anda a unidade móvel, neste mês de julho, está disponível AQUI.

Relativamente à unidade fixa, informa-se que antes de se dirigir ao CAD é aconselhável o contacto telefónico prévio ou o envio de email através do endereço cadporto@arsnorte.min-saude.pt. Aliás, para o atendimento de aconselhamento e realização de teste na unidade fixa, provisoriamente instalada na Rua da Constituição, 199, os interessados deverão fazer a marcação telefónica prévia, de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 18 horas, através do número 220 412 250.

O CAD VIH/SIDA Porto é um serviço do Ministério da Saúde, integrado no Agrupamento de Centros de Saúde Porto Ocidental (ACeS Porto Ocidental) da Administração Regional de Saúde Norte (ARSN).

Como unidade do ACeS Porto Ocidental, o CAD Porto integra o grupo de parceiros do consórcio "Porto, Cidade Sem Sida", coordenado pelo Município, desde maio de 2019. A iniciativa tem um enquadramento mundial, no âmbito do projeto de compromisso "Fast Track Cities" ou "Cidades na Via Rápida para Acabar com a Epidemia VIH".