Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Centenas de crianças já visitaram o Aquaporto
29-09-2017

Só durante a manhã de hoje passaram pelo Aquaporto cerca de 1500 crianças. Promovida pela empresa municipal Águas do Porto, a quarta edição do festival da água abriu portas esta sexta-feira, às 10 horas, junto ao Pavilhão da Água, no Parque da Cidade.


O evento integra a Porto Water Innovation Week que, durante esta semana, tornou a cidade na capital europeia da água e culminou hoje com a assinatura da Declaração do Porto para a Agenda Urbana da Água 2030, na Alfândega.


Música, ciência, artes e gastronomia são algumas das vertentes da edição 2017 do Aquaporto que, ao longo de dois dias (sexta-feira e sábado, 29 e 30 de setembro), apresenta um programa extenso de participação gratuita.


"O Aquaporto foi crescendo e, em 2016, decidimos transformar num festival, juntando o Dia Mundial da Água (1 de outubro) e o Dia Mundial da Música (1 de outubro) ", explicou Filipa Fernandes, coordenadora de Educação Ambiental das Águas do Porto.




Três dezenas de parceiros dão corpo à iniciativa e ocupam as diversas tendas espalhadas pelo recinto. Destinada ao público mais novo há uma tenda inteiramente dedicada à ciência, onde se pode aprender a brincar com cientistas, investigadores e outros académicos. Os mais novos podem também conhecer o trabalho das várias forças de autoridade e socorro, jogar futebol, aprender as regras de trânsito em karts de pedais, fazer inúmeros workshops e, no fim, gastar o que ainda restar de energia em aulas de ginástica, num circuito de aventura e insufláveis.


Não falta também animação musical, com vários artistas em palco, como o coro infantil pBp; o teatro-música de Filipe Pinto, com o seu "Planeta Limpo"; o Ensemble de Trompetes, do Conservatório de Música do Porto; os concorrentes do "The Voice Portugal" Pedro Gonçalves e Tiago Braga; a Batucada Radical; e ainda os "The Owl and The Fox".


Amanhã, sábado, o vencedor do "The Voice Portugal", Fernando Daniel, faz o encerramento do Aquaporto que, no ano passado, recebeu cerca de 20 mil visitantes.

 

+info: Programa do Aquaporto 2017