Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Cemitério Britânico recebe uma visita guiada no sábado
21-06-2018
O programa do XIII Ciclo Cultural dos Cemitérios do Porto prossegue no sábado, 23 de junho, com uma visita guiada ao Cemitério Britânico, conduzida pelo historiador de arte Francisco Queiroz. 

A visita tem início às 15,30 horas, na Igreja Anglicana de St. James. A urna neoclássica em homenagem ao fundador do cemitério, o cônsul John Whitehead, o mausoléu do Conde de Moser e a lápide dedicada ao Barão de Forrester, Joseph James Forrester, cujo corpo nunca foi encontrado após o naufrágio no Cachão da Valeira (1861), são outros lugares e histórias a revisitar.

As inscrições para a iniciativa decorrem online (aqui).

Já no fim de semana de 30 de Junho e 1 de julho, o Cemitério de Agramonte integra o roteiro do Open House Porto, que este ano apresenta a melhor e mais inclusiva edição de sempre

No âmbito do evento, Francisco Queiroz conduzirá uma visita guiada noturna, no sábado (dia 30) pelas 21,30 horas. Será uma oportunidade para conhecer melhor a Capela e o Jazigo Municipal; os dois colossais jazigos onde se encontram inumados os Condes de Santiago de Lobão e Boaventura Rodrigues e Sousa, amigos e vizinhos em vida e na morte; o jazigo do industrial de tecidos Jacinto da Silva Pereira, fundador da "Fabrica do Jacinto"; as sublimes esculturas de um anjo e a alegoria da Noite, com a marca da Fábrica de Cerâmica das Devesas; e as réplicas das esculturas do Conde de Ferreira de Soares dos Reis e da Caridade de Teixeira Lopes. 

Pode inscrever-se para a sessão de dia 30 aqui.

As visitas noturnas aos cemitérios do Porto tiveram início em 2011, suscitando sempre o grande interesse do público.