Sociedade

Celebrações dos 150 anos da Tabela Periódica incluem um concerto nesta 3.ª feira

  • Notícia

    Notícia

#mno_tabela_periodica_03.JPG

A Sociedade Portuguesa de Química organiza, com o apoio da Câmara do Porto, um concerto às 17 horas do próximo dia 30 de abril, na Praça dos Leões (Praça de Gomes Teixeira), para celebrar o Ano Internacional da Tabela Periódica.

O mês de abril é dedicado aos metais que compõem a Tabela Periódica e, por esse motivo, o momento musical protagonizado pelo grupo de saxofones Henk van Twillert & Vento do Norte, dirigido pelo professor da ESMAE Henk van Twillert, será acompanhado por uma coreografia com as placas dos elementos metálicos.

Ao longo do Ano Internacional da Tabela Periódica são diversas as iniciativas organizadas pela Sociedade Portuguesa de Química para assinalar a efeméride, um pouco por todo o país.

Na Invicta, o Instituto Superior de Engenharia do Porto (Politécnico do Porto), a Faculdade de Ciências e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto lançaram o convite ao grupo Vento do Norte, formado por músicos saxofonistas alunos de Henk van Twillert, da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) do P. Porto, para se envolverem nas comemorações.

No aniversário dos 150 anos da Tabela Periódica, a decisão da UNESCO em consagrar-lhe um ano internacional marca o reconhecimento da importância da Química na sociedade, em campos como a saúde, a energia e a agricultura. A sua estrutura, tal como hoje é conhecida, foi proposta pelo cientista russo Dmitri Ivanovich Mendeleev, em 1869, na altura com 63 constituintes. Desde então, a Tabela Periódica tem vindo a crescer e atualmente conta com 118 elementos.

Na abertura oficial deste ano internacional, cerca de 1200 alunos do Grande Porto juntaram-se, em frente à Câmara do Porto, para formar uma Tabela Periódica gigante.