Sociedade

Causa solidária põe motas clássicas a rodar no Porto

  • Notícia

    Notícia

#DR_passeio_motas_01.jpg

DR

O Porto e mais 700 cidades do mundo são palco de um desfile solidário de motas clássicas, na tarde do próximo domingo, que a Distinguished Gentleman's Ride organiza anualmente em mais de 100 países.

O objetivo da iniciativa é angariar donativos para a investigação e prevenção do cancro da próstata levadas a cabo pela Movember Foundation.

Lançado em 2012, o Distinguished Gentleman's Ride é um dos maiores passeios de motas clássicas à escala mundial, juntando anualmente 85 mil participantes em todo o mundo.

Este passeio realiza-se todos os anos sempre no último domingo de setembro e visa a angariação de fundos para a investigação do cancro da próstata e também de programas de saúde mental para homens, no âmbito de um programa da Movember Foundation.

Os participantes devem utilizar motas de cariz clássico ou distinto e vestirem indumentária a condizer.

A ideia original surgiu em Sidney, na Austrália, por Mark Hawwa, que se inspirou numa fotografia de Don Draper (personagem de Mad Men) montado numa mota clássica e vestido com o seu melhor fato, para organizar um desfile temático que ajudasse a contrariar o estereótipo frequentemente negativo associado aos motociclistas.

O sucesso foi tal que o evento rapidamente se propagou a outras cidades e a outros países. Desde a sua estreia, a Distinguished Gentleman's Ride teve já mais de 250 mil participantes em 110 países, doando mais de 18,5 milhões de dólares para a investigação do cancro da próstata e outros programas de saúde masculina, em parceria com a Movember Foundation.

No Porto, este passeio realizou-se pela primeira vez em 2014 e, tal como aconteceu noutras cidades do mundo, o número de participantes tem vindo a crescer a cada ano. Para esta edição, o número já ultrapassou os 600 inscritos.

A concentração deste domingo está marcada para as 14 horas no Queimódromo, no Parque da Cidade. O desfile tem início marcado para as 15,30 horas e percorrerá várias artérias da cidade. De forma a que o público possa apreciar de perto a beleza destas motas clássicas, a organização vai realizar uma paragem na Praça do General Humberto Delgado, em frente à Câmara do Porto, entre as 16 e as 18 horas.

As inscrições para os participantes estão abertas online.