Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Causa solidária leva às ruas da cidade no domingo centenas de motos clássicas
22-09-2017
No domingo à tarde, o Porto acompanha outras 600 cidades do mundo na realização do passeio solidário que o Distinguished Gentleman's Ride organiza anualmente. Os participantes são convidados a vestirem-se a rigor para percorrerem as ruas nas suas motos vintage. O objetivo é angariar fundos para a investigação do cancro da próstata, levada a cabo pela Movember Foundation.

Lançada em 2012, o Distinguished Gentleman's Ride é hoje o maior passeio de motos clássicas à escala mundial, juntando mais de 75 mil participantes em centenas de cidades distribuídas por mais de 95 países. Realiza-se sempre no último domingo de setembro, e sempre com a vertente solidária.
Todos os anos o número de participantes e o valor das angariações têm aumentado exponencialmente e, na última edição, 56 mil motociclistas em 505 cidades de 90 países juntaram-se a esta causa, doando mais de 3,6 milhões de dólares para a investigação do cancro da próstata e programas de saúde mental para homens, em parceria com a Movember Foundation.

No Porto, este passeio realizou-se pela primeira vez em 2014 e, tal como aconteceu noutras cidades do mundo, o número de participantes tem vindo a crescer de ano para o ano, sendo para esta edição há já 555 inscritos.

Os participantes são convidados pela organização a vestirem-se a rigor com os seus melhores tweeds e a ajustar os seus bigodes para percorrerem as ruas da cidade em motas clássicas. As inscrições são gratuitas e cada participante pode doar a quantia que desejar para apoiar esta causa.
O sentido de humor, o cavalheirismo, o companheirismo, a cortesia e a solidariedade são alguns dos sentimentos presentes de forma a sensibilizar o público pelas causas em questão.

A ideia original do Distinguished Gentleman's Ride surgiu em Sidney, na Austrália, quando Mark Hawwa, inspirado por uma fotografia de Don Draper (Mad Men), acreditou que envergar o seu melhor fato e montar uma moto clássica seria uma boa forma de contrariar o estereótipo muitas vezes negativo associado aos motociclistas, ao mesmo tempo que pretendia, de uma forma elegante, angariar donativos para apoiar a investigação do cancro da próstata.

No Porto, o desfile vai ter início no Castelo do Queijo, em frente à Kasa de Praia. A concentração está agendada para as 14 horas, estando o início previsto para as 15 horas.
De forma a que o público possa apreciar de perto a beleza destas motos clássicas, a organização vai realizar um "pit stop" na Praça General Humberto Delgado, em frente à Câmara do Porto, entre as 15,45 e as 16,30 horas.

Inscrições e mais informações em gentlemansride.com.