Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Casa e companhia para estudantes universitários
12-09-2016

Após revelada a lista de colocados no ensino superior, muitos estudantes começam a procurar casa nas respetivas cidades onde se situam as instituições de ensino. No Porto, existe um programa municipal, desenvolvido em parceria com a FAP Social, com o lema "Casa para quem estuda, companhia para quem precisa", que ajuda a promover o bem-estar dos seniores e famílias através do acolhimento de jovens universitários nas suas residências e que constitui uma alternativa de alojamento.


O programa com o nome "Aconchego" assenta numa perspetiva intergeracional: o sénior disponibiliza casa ao estudante universitário e o jovem contribui com a sua companhia para a diminuição do sentimento de solidão que algumas pessoas mais idosas afirmam sentir. Os mais velhos, por outro lado, permitem que os estudantes universitários possam vir estudar na cidade do Porto, apoiando assim as suas famílias na diminuição do encargo do alojamento.


Podem aderir ao programa Aconchego pessoas com mais de 60 anos de idade, residentes no concelho do Porto, que vivam sozinhos ou acompanhados com o cônjuge e com condições de alojamento para o acolhimento de estudantes universitários.


O alojamento tem a duração de um ano letivo, renovável, mediante a contribuição simbólica em géneros por parte do estudante que serão acordadas no momento da adesão. Os estudantes têm como limite de idade os 35 anos, ser não residentes no Porto e ter vontade para comprometer-se com o acompanhamento e melhoria da qualidade de vida da pessoa que os acolhe.


O programa Aconchego decorre de acordo com o calendário letivo, durante a semana, de segunda a sexta-feira, sendo o período de fim de semana facultativo.


As candidaturas estão abertas e as inscrições podem ser feitas através de formulário próprio.

 

+Info: Contatar o Departamento Municipal de Desenvolvimento Social, através do telefone 22 589 92 60 ou email dmds@cm-porto.pt.


Ou FederaçãoAcadémica do Porto - FAP Social

tel: 22 607 63 70 - aconchego@fap.pt