Cultura

Casa de Serralves considerada uma das mais icónicas do século XX

  • Notícia

    Notícia

#fib_casa_Serralves

A Casa de Serralves, importante exemplar de arquitetura Art Déco, integra um mapa interativo que mostra as casas mais icónicas do século XX.

Com assinaturas do arquiteto francês Charles Siclis e do português Marques da Silva, a Casa de Serralves, situada na Rua Dom João de Castro, no Porto, foi considerada uma das mais icónicas, pela Iconic Houses, um dos mais relevantes sites sobre arquitetura do século passado.

O site integra um mapa interativo onde é possível aceder a informações sobre cada um dos edifícios, fotografias e ainda algumas curiosidades.

Segundo a Iconic Houses, quem visita a Casa, construída na antiga quinta do conde de Vizela, tem a oportunidade de recuar no tempo e entrar num exemplar único de arquitetura Art Déco, que marcou a década de 30 do século passado.

A publicação destaca ainda o grande rigor decorativo e os materiais de uma nobreza assinalável, assim como o facto de a Casa de Serralves ter beneficiado das intervenções levadas a cabo por algumas das figuras mais relevantes do seu tempo, caso de Marques da Silva, Charles Siclis, Jacques Emile Ruhlmann, René Lalique, Edgar Brandt e, posteriormente, na sua recuperação realizada na década de 80, pelas mãos de Álvaro Siza Vieira.