Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Casa da Música celebra 15 anos com o lançamento de um canal de streaming
15-04-2020

No dia em que assinala o 15.º aniversário, a Casa da Música reinventa-se e abre um canal de streaming (transmissão online) para partilhar concertos que marcaram a sala de espetáculos e lançar uma série de outras iniciativas digitais. O ponto alto acontece às 22 horas, com a transmissão da Missa em Si Menor, de Bach, pela Orquestra Barroca.


A novidade central é o lançamento de um blogue (blog.casadamusica.com), que permitirá partilhar os concertos em alta qualidade, melhorando aquilo que a Casa da Música já tem vindo a fazer através das redes sociais, em particular no Instagram e Facebook, desde que encerrou portas ao público.

"É evidente que já existem as redes sociais mais tradicionais, mas entendemos que precisávamos de um espaço mais nobre, mais sossegado, menos ruidoso para partilhar o acervo, que é grande já, de concertos", afirmou o diretor artístico da Casa da Música, António Jorge Pacheco, citado pela Lusa.

Desde esta manhã, o blog está a divulgar vários vídeos, entre concertos, mensagens de figuras da "Casa" e até um quiz, culminando com a transmissão da Missa em Si Menor, de Bach, pela Orquestra Barroca, com o Coro e Coro Infantil da Casa da Música, às 22 horas.

A Casa da Música vai ainda divulgar fotografias dos 15 anos da instituição, "postais musicais" gravados pelos músicos com os seus próprios aparelhos, testemunhos e republicações de material disponibilizado pelo público, usando a hashtag #15anoscasadamúsica.

Integra também da agenda de comemorações a realização de "concertos virtuais", que consistem na interpretação de uma peça por cada músico, de forma individual nos locais onde estiverem a cumprir a quarentena, sendo depois montada por técnicos. O primeiro destes concertos está quase terminado.

Adicionalmente, a Casa da Música está a preparar várias listas de reprodução, pedidas a maestros e a compositores, para depois serem partilhadas nas redes sociais.

Paralelamente, continua a decorrer o "Concerto do Dia - ECHO", iniciativa promovida pela Organização Europeia de Salas de Concerto (ECHO, na sigla em inglês) a que a Casa da Música se associou, divulgando, através da sua página de Facebook, um concerto por dia de uma das salas de espetáculo participantes, sempre às 19 horas.

Toda a programação da sala vai manter-se neste modelo enquanto estiverem em vigor as medidas de prevenção de contágio da COVID-19.