Sociedade

Cartão 'contactless' vai funcionar como título de transporte a partir de abril

  • Notícia

    Notícia

#mno_metro_inverno.jpg

Os cartões bancários "contactless" vão passar a poder ser usados como títulos de transporte na Linha E do Metro do Porto (Aeroporto) e nos carros elétricos da STCP, segundo anunciou hoje o agrupamento Transportes Intermodais do Porto (TIP).

Em comunicado citado pela Lusa, o TIP refere que este projeto "inovador" no país, "irá permitir que o cartão ?contactless' de débito ou crédito seja uma alternativa ao cartão Andante", à semelhança do que existe já em cidades como Londres, Rio de Janeiro, Singapura e Nova Iorque.

Resultante de uma parceria com a Visa e a Unicre, a nova funcionalidade fica disponível no segundo trimestre na Linha E do Metro do Porto, que serve o aeroporto, e nas linhas de elétrico da STCP, "evoluindo posteriormente para toda a rede de transportes Andante", adianta o TIP.

Com esta funcionalidade, o utilizador apenas tem de validar com o cartão "contactless" e iniciar viagem nos transportes públicos aderentes ao Andante.

O objetivo desta novidade é simplificar a utilização dos transportes públicos, especialmente por parte de turistas e clientes ocasionais, além de constituir um avanço no domínio das soluções de bilhética ambientalmente sustentáveis.

De acordo com o comunicado, o diretor da Redunicre, Tiago Oom, considera que "este projeto inovador será o início da mudança de paradigma do setor em Portugal e que em breve será alargado a toda a rede de transportes públicos das principais cidades do país".

Por sua vez, Anne Head, vice-presidente Consumer Experience da Visa, considera que a "capacidade de movimentar pessoas de maneira rápida e eficiente" é "o ponto central da criação de uma cidade próspera e bem-sucedida".