Cultura

Caricaturas de Amália em exposição na Baixa

  • Notícia

    Notícia

CARTAZ_AMALIA_Rodrigues.jpg

Trinta caricaturas de Amália Rodrigues estão expostas no Shopping La Vie Porto Baixa a partir de hoje, dia 12.

Os desenhos fazem parte do Prémio Especial de Caricatura do PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, que tem homenageado figuras nacionais e estrangeiras, como Mandela, Chaplin, Picasso, Bob Dylan, Woody Allen, Saramago, Manoel de Oliveira, Siza Vieira e Cristiano Ronaldo, entre outras.

O primeiro prémio foi conquistado pelo artista português António Santos-Santiagu, o segundo por Matias Montedoro (Espanha) e o terceiro por Aurélio Mesquita (Portugal).

Amália Rodrigues atraiu o humor de cartunistas de vários países. Argentina, Brasil, China, Colômbia, Cuba, Egito, Espanha, Finlândia, Índia, Irão, Itália, México, Peru, Polónia, Portugal, Roménia e Turquia são os países representados nesta exposição. Uma boa parte dos desenhos relevam o aparelho vocal da diva do fado e expressam uma multiplicidade de características da cantora, cujo centenário do nascimento se celebra em 2020.

A exposição tem a curadoria do diretor do MNI, Luiz Humberto Marcos, e fica patente até 8 de dezembro naquele centro comercial junto ao Mercado Temporário do Bolhão.