Sociedade

Career Summit antecipa futuro da gestão de pessoas e carreiras profissionais

  • Notícia

    Notícia

O futuro do mercado de trabalho e da gestão de carreiras está a ser analisado no Career Summit, ao longo do dia de hoje na Casa da Música, tentando antecipar os desafios por via da reflexão e da partilha de conhecimento.

Alguns dados foram já revelados e o delegado regional do Norte do IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profssional, António Leite, aproveitou para elogiar a capacidade de atração de residentes demonstrada pela cidade do Porto, contrariando ideias feitas que apontam em sentido inverso. António Leite admitiu que ficou surpreendido quando se deparou com os dados das mais recentes tendências e felicitou a Câmara do Porto pela estratégia que vem desenvolvendo "a favor do emprego, da criação de mais riqueza e da sua melhor redistribuição no concelho".

Estratégia essa que o presidente da autarquia, Rui Moreira, disse ter como objetivo precisamente potenciar "a atração e o desenvolvimento de talentos" como um dos pilares para a fixação de empresas e, portanto, a criação de mais emprego, o que significa também a "aposta na criação de melhores condições de vida para a população".

Como sublinhou o autarca, "o Porto é procurado cada vez mais por grandes e médias empresas para aqui se estabelecewrem e crescerem", mas as rápidas evoluções do mercado de trabalho obrigam a "investir na formação e aprendizagem ao longo da vida".

Tal missão é desempenhada pela Câmara do Porto através da Cidade das Profissões, entidade que promove anualmente o Career Summit, de modo a reunir profissionais da orientação vocacional e profissional e da gestão de recursos humanos.

Debater o mercado de trabalho atual, refletir sobre as competências do futuro e explorar o potencial da gestão de carreiras, partilhando boas práticas, são alguns dos objetivos desta iniciativa que desafia estudantes e profissionais da área, incluindo psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais e sociólogos. O evento conta também com a participação de formadores, docentes, recrutadores e investigadores que, diariamente, abordam questões como a gestão de pessoas e a orientação profissional.

+info: Career Summit