Cultura

Capela de Nossa Senhora das Verdades faz a história de nova sessão de Um Objeto e Seus Discursos

  • Notícia

    Notícia

#fib_capela_senhora_verdades_03.jpg

A Capela de Nossa Senhora das Verdades recebe, no próximo sábado, a sessão do ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana. 

Concluída a reabilitação do edifício do século XVII, que entretanto foi dessacralizado, a Capela vai finalmente assumir em pleno a função de Centro de Acolhimento para peregrinos do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, conforme decisão da Câmara do Porto.

Esta capela, situada na Rua de D. Hugo (junto à Sé do Porto), encontrava-se há muito desativada e foi necessário proceder a trabalhos de recuperação, conservação e restauro. A sua história, porém, merece ser recordada e mantida, até porque contém alguns episódios agitados, pelo que será local e tema para a sessão deste sábado focada no património da cidade, com início às 18 horas.

Os participantes terão então oportunidade de conhecer vários pormenores sobre a Capela de Nossa Senhora das Verdades, contando com o conhecimento a partilhar pela investigadora Paula Cardona e pelo especialista em conservação e restauro Paulo Ludgero, sob moderação de Maria José Guerreiro, vereadora da Cultura da Câmara de Viana do Castelo, a edilidade que liderou a candidatura intermunicipal aos fundos comunitários do programa Norte 2020, no âmbito dos quais foram cofinanciados os trabalhos de recuperação da capela.

A participação nesta sessão de Um Objeto e seus Discursos por Semana tem um custo de 2 euros e o bilhete pode ser adquirido online.