Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Candidaturas para o "Dá Voz à Letra"
13-10-2015

Até 30 de outubro estão abertas as candidaturas para o concurso "Dá Voz à Letra", que este ano é realizado na Área Metropolitana do Porto, numa iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Câmara do Porto e com a Porto Editora e que foi apresentado na Feira do Livro do Porto 2015.


A iniciativa destina-se a jovens entre os 13 e os 17 anos da Área Metropolitano do Porto, de escolas públicas ou privadas, e pretende comprometer os mais novos com o objetivo da leitura. Os candidatos terão que apresentar um pequeno vídeo de três minutos onde leem o texto de que mais gostam. Podem ler o texto e dizê-lo retirando-o da letra de uma canção, de um excerto de um conto, ou até de um texto seu que está publicado no seu perfil do facebook. Mas terão que convencer um júri de que esse texto e essa apresentação têm uma força que se distingue.


Assim, de uma forma aparentemente simples, pede-se a um jovem para selecionar, analisar, ler, dizer, construir uma narrativa, criar uma cumplicidade entre o texto e a voz, entre leitor e autor. O "Dá Voz à Letra" dá relevo a faculdades que não são muito cultivadas no meio escolar, nomeadamente o estar em público, o falar em público, o ser capaz de construir através de um texto uma personagem, uma vida diferente às palavras pela interpretação, pela oralidade.


Esta é já a segunda edição da iniciativa, sendo que a primeira decorreu no ano passado, em Lisboa, e contou com mais de 400 candidaturas de jovens da Área Metropolitana de Lisboa.


A candidatura deverá ser apresentada através do site do concurso até dia 30 de outubro, sendo que os candidatos com melhor prestação serão apurados para uma semi-final e final, que culminará num grande espetáculo na Biblioteca Municipal Almeida Garrett a realizarar no dia 13 de fevereiro de 2016. Antes disso, os finalistas serão preparados por reconhecidos peritos, como um coach de voz e um encenador. O prémio principal é uma viagem a Londres.


+Info: www.davozaletra.gulbenkian.pt