Desporto

Campos desportivos da rede municipal reabrem na próxima segunda-feira

  • Notícia

    Notícia

#mno_fib_INATEL_apresentacao_24.jpg

Miguel Nogueira

Os vários campos da rede municipal, designadamente o campo da FADEUP, o campo do Parque da Cidade, o campo sintético do Viso, o Polidesportivo dos Choupos e o campo do Parque Desportivo de Ramalde reabrem na segunda-feira, dia 8, sucedendo à reabertura de algumas valências do Parque Desportivo de Ramalde/INATEL. Em todos os equipamentos, a marcação dos recintos é obrigatória.

Além do campo do Parque Desportivo de Ramalde/INATEL, equipamento que já tinha reaberto algumas valências, como a pista de atletismo e o skate park, serão também reabertos os vários campos integrados na rede municipal gerida pela Ágora - Cultura e Deporto do Porto.

No entanto, mantém-se a interdição da utilização de balneários, assim como a partilha de equipamentos nestes espaços.

A marcação prévia é obrigatória, sendo que só estão permitidos os treinos, mantendo-se suspensas as competições. Os clubes que pretendam utilizar estes espaços deverão previamente apresentar um manual de procedimentos dos praticantes. As marcações deverão ser feitas para o email remupa@agoraporto.

Relativamente às piscinas municipais, vão manter-se encerradas, tendo-se aproveitado este período para a realização de obras de manutenção e requalificação. No caso das piscinas da Constituição e Cartes, a abertura está prevista para o início de setembro. A Piscina Eng. Armando Pimentel não tem ainda data de reabertura, uma vez que decorrem naquele espaço obras de eficiência energética e requalificação do edifício.

Medidas preventivas nos campos

Tal como sucedeu com as modalidades de pista, o retorno da atividade física aos campos municipais pressupõe um conjunto de medidas preventivas que têm como objetivo minimizar os riscos de transmissão do novo coronavírus.

Assim, de acordo com as diretivas da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e em linha com a Resolução do Conselho de Ministros do passado dia 30 de abril, foi criado um Manual de Procedimentos que estipula um conjunto de medidas e recomendações de forma a salvaguardar a prática desportiva dos atletas em condições de higiene, segurança e saúde. Estas medidas poderão ser atualizadas a qualquer momento.

No caso da rede municipal de campos, a sua utilização apenas é permitida desde que se assegurem as seguintes condições:

> Respeito de distanciamento mínimo de três metros entre atletas;

> Está impedida a partilha de materiais e equipamentos, incluindo sessões com treinadores pessoais;

>É permitido o exercício de atividade física e desportiva até cinco praticantes com enquadramento de um técnico, ou a prática de atividade física e desportiva recreacional até dois praticantes. Excetuam-se dos limites estabelecidos, os atletas profissionais ou de alto rendimento;

> Não é permitido o acesso a utilização de balneários;

> Para utilização das instalações, os clubes devem previamente apresentar um manual de procedimentos de praticantes em conformidade com a resolução do Conselho de Ministros;

> As utilizações dos campos estão sujeitas a marcação prévia;

> Durante a prática desportiva não será permitida a partilha de garrafas de água;

> Não está autorizado o acesso de público à bancada para assistir a treinos ou jogos;

> No banco de suplentes, os praticantes devem usar máscara e garantir distanciamento de 1 metro;

> Todos os elementos do staff, treinadores, massagistas, diretores, etc., devem utilizar máscara.

Para mais informações, sobre o Manual de Procedimentos em cada um nos campos, consulte o sítio institucional da Ágora.