Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

2º Campeonato de TempO
09-04-2015

No próximo dia sábado, 11 de abril, o Grupo Desportivo dos 4 Caminhos organiza a segunda edição do Campeonato Nacional de TempO, com o apoio da PortoLazer. A prova tem lugar no Parque da Cidade e começa às 11h30.


O TempO é uma variante da orientação da precisão e é considerada a versão "sprint" desta modalidade. Exige aos competidores muita concentração, frieza de raciocínio e resposta pronta. Num percurso de TempO, os atletas têm de parar numa sequência de estações (com conjuntos de balizas), onde recebem um conjunto de mapas e desafios. As suas respostas sequenciais são registadas e as erradas dão penalizações de tempo. Quem terminar com o menor tempo total, vence a prova. Podem ver aqui um vídeo com um excerto de uma prova.


Este segundo campeonato nacional começa com a disputa de uma qualificatória, que é aberta a todos os competidores e é pontuável para a Taça de Portugal de Orientação de Precisão Invacare 2015. A série engloba cinco desafios em cada uma das seis estações do percurso. Os dez primeiros classificados passam à final, que será disputada a partir das 15h00, com um percurso de quatro estações (com cinco novos desafios em cada uma). A última paragem contempla um ponto de espectadores, o que é uma novidade absoluta na modalidade em Portugal.


Os dois primeiros classificados no Parque da Cidade garantem automaticamente a sua presença no Campeonato do Mundo de Orientação de Precisão WTOC 2015, que se realiza de 22 a 28 de junho, na Croácia.


Ver vídeo com excerto da prova.