Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Campeonato do Mundo de vela é disputado nas águas do Porto e Matosinhos
02-08-2017

Depois de há dois anos ter recebido o Europeu, chega agora às águas do Porto e Matosinhos o Campeonato do Mundo de 49er e 49erFX, uma das mais importantes classes de vela olímpicas.


Uma década depois, o Mundial de 49er volta a Portugal, desta vez ao Norte do país. Entre 25 de agosto e 2 de setembro, os melhores velejadores do planeta invadem a costa das praias do Porto e de Matosinhos para um espetáculo único. Serão mais de 500 pessoas envolvidas, cerca de 130 embarcações e 350 atletas, oriundos de 60 países. A competição, organizada pelo Clube de Vela Atlântico, será transmitida para 170 países em todo o mundo.


Recorde-se que, em 2015, a Frente Atlântica do Porto tinha já acolhido o Europeu de 49er e 49er FX. Dois anos depois, a espetacularidade sobe de tom, com a realização do Campeonato do Mundo de 49er e 49erFX, uma das mais importantes classes olímpicas da modalidade.


Pelo Porto e Matosinhos vão passar grandes nomes da vela mundial, num verdadeiro desfile de estrelas, com a presença já confirmada de mais de duas dezenas de medalhados olímpicos, campeões mundiais, participantes na America's Cup e na Volvo Ocean Race.


A organização estima que a estadia média dos participantes seja superior a 20 dias, tendo em consideração os treinos de adaptação e preparação. As equipas com melhores meios estarão em Portugal cerca de mês e meio. Deste modo, prevê-se que o impacto direto na economia da região seja superior a um milhão de euros, valor que não contempla o reflexo direto no público assistente, nem na exposição mediática local e internacional.


A competição é organizada pelo Clube de Vela Atlântico e conta com o apoio institucional da Câmara Municipal do Porto e de Matosinhos, Turismo Porto e Norte de Portugal e Federação Portuguesa de Vela.

 


Espetáculo na água e no ar


Com a confirmação de mais este evento, o Porto passa a ser palco de duas competições mundiais que se vão disputar em simultâneo no primeiro fim de semana de setembro, já que a par do Mundial de 49er, terá também lugar a etapa da Red Bull Air Race.


"Conseguir trazer ao Porto dois Campeonatos do Mundo é algo que não acontece todos os dias. Será um esforço redobrado em termos de organização e de logística, mas que seguramente será muito do agrado do público e de todos os agentes económicos da região, pelo enorme impacto que representam estas duas organizações", afirmou Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto.


"Apesar das suas diferenças óbvias, Red Bull Air Race e Mundial de 49er são duas competições que reúnem os melhores especialistas do mundo nas respetivas categorias e que assegurarão um espetáculo ímpar, seja ao vivo ou pela televisão, promovendo a imagem da nossa região um pouco por todo o mundo", garantiu o autarca.


"É um evento que trará milhares de pessoas até nós, desde os atletas provenientes de mais de cinquenta nacionalidades, a todos os que os acompanham, treinadores, equipas técnicas, familiares e demais interessados, assumindo uma indiscutível relevância no que à promoção da economia local, do desporto e do turismo diz respeito", afirmou Eduardo Pinheiro, presidente da Câmara de Matosinhos.