Ambiente

Campanha "Neste Natal, eu escolho reciclar!" aponta para separação correta dos embrulhos dos presentes

  • Notícia

    Notícia

#mno_novos_contentores_lixo_12.JPG

Miguel Nogueira

"Neste Natal, eu escolho reciclar!" é o lema da campanha lançada pelo Município nesta quadra e que apela ao dever de todos separarem e acondicionarem corretamente os embrulhos e caixas dos seus presentes.

Posta no terreno pela empresa municipal Porto Ambiente com o apoio das Juntas de Freguesia, a iniciativa tem por objetivo demonstrar que as ações individuais têm impacto no futuro de todos e da cidade. Está, por isso, a sensibilizar e alertar para a necessidade de se dar o destino correto aos embrulhos e caixas tão típicos nesta época e que muitas vezes acabam por ser colocados no exterior dos contentores.

Assim, é sublinhado que com um gesto simples e rápido é possível espalmar e acondicionar corretamente no interior dos contentores os resíduos produzidos, assumindo este ato como parte integrante do ritual natalício.

A campanha "Neste Natal, eu escolho reciclar!" assenta no princípio de que a colaboração de todos nesta quadra é fundamental, de modo a assegurar a correta separação e deposição dos resíduos que permitira manter a cidade limpa para todos os que nela habitam e os que a visitam.

Recolha reforçada de resíduos

Entretanto, e dado o sucesso obtido no ano passado, estão programadas novamente para este ano alterações na recolha de resíduos durante a época natalícia, tendo em conta o habitual aumento do fluxo de pessoas e comércio na cidade, que é naturalmente acompanhado por um escalar da produção de resíduos.

Para fazer face ao volume considerável esperado, haverá reforço na recolha de resíduos logo a partir do dia 22 de dezembro. A estratégia prolongar-se-á até ao dia 25, com exceção unicamente do dia 24, no qual não haverá recolha.