Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Caminhos de Santiago vão à Capela das Verdades e provam "queimada galega"
30-05-2019
Os Caminhos de Santiago na cidade do Porto vão dar, nesta sexta-feira, à antiga Capela das Verdades que hoje serve de apoio aos peregrinos. Mas por eles passa também a música e uma bebida/ritual contra a bruxaria.

"No Museu ao Entardecer", o conjunto de visitas periódicas aos vários espaços do Museu da Cidade - que conta com convidados e especialistas todas as últimas sextas-feiras de cada mês - vai dedicar-se nesta semana aos Caminhos de Santiago.

Com início marcado para as 18 horas na Capela de Nossa Senhora das Verdades, templo que foi recuperado e transformado em Centro de Acolhimento do Peregrino, a sessão inclui visita à capela e conversa com Óscar Miguel, o responsável pelo albergue oficial no Porto. Termina com uma queimada galega, tipo de ritual antigo da Galiza (Santiago de Compostela), que incluía uma bebida à base de aguardente e limão e um esconjuro para proteger contra feitiços e afastar os maus espíritos e as bruxas.  

Com origens incertas na época medieval ou nas raízes da cultura celta, a queimada galega atravessou os tempos e acabou por ficar associada a festividades, encontros de amigos ou festas de família, mas é ainda presença em alguns dos albergues de peregrinos, onde se mantém vivo o seu caráter de ritual para acentuar a cumplicidade.



Nesta sessão na Capela das Verdades, a queimada galega será acompanhada de uma viagem sonora com o projeto musical Eye Color Dreams (Sofia Rodrigues e Tiago Teixeira), associado à musicoterapia.

A participação tem um custo de 2,20 euros e os bilhetes podem ser adquiridos nos polos do Museu da Cidade, na Biblioteca Pública Municipal do Porto, no Teatro Municipal do Porto e em www.bilheteiraonline.pt.

A Capela de Nossa Senhora das Verdades - Centro de Acolhimento a Peregrinos do Caminho de Santiago, situada na Rua de Hugo (junto à Sé do Porto e por trás do Paço Episcopal), está habitualmente aberta à visita gratuita do público entre as 10 e as 17,30 horas, de terça-feira a domingo, fechando à segunda-feira (em linha com os horários dos museus). Mais informações através de 226 057 000 ou dmm@cm-porto.pt.