Cultura

Câmara revela finalistas do Prémio Paulo Cunha e Silva

  • Notícia

    Notícia

Premio Paulo Cunha e Silva_mupi.jpg

A Câmara do Porto revelou hoje os nomes dos 48 artistas internacionais finalistas do Prémio Paulo Cunha e Silva, escolhidos por um comité de seleção que inclui alguns dos curadores mais relevantes a nível internacional.

A lista completa dos artistas nomeados foi divulgada com a disponibilização do website do Prémio Paulo Cunha e Silva, projeto da Câmara do Porto que homenageia o vereador da Cultura que exerceu funções de setembro de 2013 até ao seu falecimento, a 11 de novembro de 2015: www.pcsartprize.com

Apoiado pela Fundação Millenium bcp, este prémio, destinado a artistas internacionais com menos de 40 anos, tem um valor monetário de 25.000 euros e o seu vencedor apresentará uma exposição individual em 2018, na Galeria Municipal do Porto.

Para júri da primeira edição do Prémio, o Pelouro da Cultura convidou João Laia, Julião Sarmento, Meg Stuart e Vicente Todolí.

Estes quatro elementos indicaram posteriormente um conjunto de 16 curadores de relevo internacional - como Hans Ulrich Obrist (Serpentine Galleries, Reino Unido), Elena Filipovic (Kunsthalle Basel, Suíça), Nancy Spector (Guggenheim Museum, EUA), Catherine Wood (Tate Modern, Reino Unido), Benjamin Weil (Centro Botín, Espanha) ou Venus Lau (OCAT Shenzen, China) - tendo cada curador nomeado três artistas.

Assim se apuraram os 48 nomeados, de geografias e percursos artísticos muito diversos, que estão agora na fase final do prémio. O nome do artista vencedor será anunciado em junho.

Todas as informações sobre o Prémio estão disponíveis aqui.