Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Câmara reabilita Ilha da Bela Vista e cria Laboratório de Habitação Básica e Social
04-07-2014

A cerimónia contou com as presenças, entre outros, do Presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira, dos vereadores da Habitação, Manuel Pizarro, do Urbanismo, Correia Fernandes, da Cultura, Paulo Cunha e Silva, do Presidente da Junta do Bonfim, José Manuel Carvalho, Fernando Matos Rodrigues, responsável pelo Laboratório, e do arquiteto Cerejeira Fontes, um responsáveis do projeto.


Para Rui Moreira, a reabilitação da "Bela Vista" poderá servir de exemplo no futuro. "Este território acabaria no dia em que ficassem aqui os últimos moradores. Com esta experiência poder-se-á convencer os proprietários de ilhas particulares de que o fato de terem esse espaço pode não ser um problema e pode ser uma extraordinária oportunidade", disse.


Manuel Pizarro estima que a reabilitação comece no último trimestre deste ano, desenvolvendo-se em duas fases para evitar a saída dos atuais moradores. O período de obras poderá ser superior a um ano e meio.
Neste processo participam para além da Câmara através do Pelouro da Habitação e Ação Social, da empresa municipal de habitação - Domus Social e do Pelouro do Urbanismo, os técnicos do Laboratório de Habitação Básica e Social, o Gabinete de Arquitetura IMAGO e a Associação de Moradores da Bela Vista. Um processo de intervenção-participação que envolveu todas as partes na discussão e problematização no sentido de encontrar um programa e um projeto sustentável, eficiente e inclusivo de reabilitação.


Atualmente existem 40 habitações na "Bela Vista", 12 delas habitadas. No futuro serão feitas 30 casas, ao que acrescem áreas comuns como uma sala para a Associação de Moradores, sala de convívio e lavandaria coletiva com recurso a energias renováveis e espaço para hortas sociais.