Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Câmara quer prolongar Move Porto
19-11-2014

Cerca de 120 mil pessoas utilizaram o serviço MOVE PORTO ao longo dos 19 fins-de-semana em que esteve disponível. Estes números, disponibilizados pela Metro do Porto, demonstram, na opinião da autarquia portuense, que o serviço faz sentido e, terminado o período experimental de perto de meio ano, deverá ser pensado o seu regresso antes da época alta de turismo em 2015.


Mais de três mil pessoas por noite, em média, utilizaram o serviço de madrugada da Metro ao fim de semana, proposto pela Câmara Municipal e operacionalizado em colaboração com a Metro do Porto. A realização de grandes eventos ao longo deste período - Primavera Sound, D' Bandada, entre outros, que em 2015 se voltarão a repetir, contribuiu significativamente para uma crescente procura do sistema.


O "Move Porto" teve o seu início em julho, garantindo uma oferta permanente de sexta a domingo, com elevados níveis de segurança, o que é demonstrado pela inexistência de qualquer incidente durante este período. Este serviço ajudou a implementar uma nova política de mobilidade que a Câmara Municipal do Porto tem vindo progressivamente a aplicar na cidade, estimulando o uso do transporte público e desincentivando a utilização do transporte individual. Para o efeito, foram pedonalizadas nas noites em que o serviço Move Porto funcionava as ruas da chamada "movida" e disponibilizado estacionamento nos parques municipais aos moradores da zona. Em funcionamento está também a partilha de faixas BUS por parte de autocarros e motociclos, medida em que a cidade do Porto foi pioneira a nível nacional, e que faz parte da mesma política de mobilidade que está a ser implementada.


O "Move Porto" tornou-se também um importante projeto em termos de responsabilidade social e promoção da segurança, do conforto e dos comportamentos responsáveis junto dos cidadãos, sobretudo, dos mais jovens. Com este serviço, o Porto tornou-se numa das oito cidades do Mundo a disponibilizar serviço contínuo de metropolitano aos fins de semana. Este serviço da Metro tem sido complementado também pelo já pré-existente serviço de madrugada da STCP, que se manterá.


Além de esperar que o serviço MOVE PORTO possa ser replicado em 2015 ou mesmo tornar-se permanente durante todo o ano, aos fins de semana, em 2015 - o que dependerá da conciliação de vontades.