Educação

Câmara e instituições de Ensino Superior incentivam jovens a prosseguir estudos

  • Notícia

    Notícia

Foram hoje assinados em cerimónia no átrio da Câmara do Porto os acordos para a atribuição de 63 Bolsas de Estudo - Porto de Conhecimento 2019, que permite a jovens do Município, em situação de fragilidade económica, frequentar o Ensino Superior.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e o vereador da Educação, Fernando Paulo, firmaram os acordos em conjunto com os representantes de diversas instituições de Ensino Superior privado e cooperativo da cidade.

Trata-se do nono ano em que a autarquia promove a concessão destas bolsas como forma de apoiar a prossecução dos estudos, promovendo, deste modo, a capacitação e qualificação do potencial jovem e a sua fixação ao território, como estratégia de renovação do tecido social.

"A educação numa sociedade e, especificamente, numa cidade, é a estrutura invisível que vai construindo o corpo dessa cidade", disse Rui Moreira na sua intervenção.

O presidente da Câmara do Porto salientou os "retornos económicos, individuais e sociais" que a educação traz, mas também a responsabilidade e o envolvimento das pessoas "na construção de uma sociedade que se deseja mais justa, mais solidária e coesa".

"É com elevada expectativa que nos comprometemos, com todos os presentes, na promoção desta iniciativa para que os jovens do Município do Porto com potencial e motivação, possam continuar os seus projetos de vida, prosseguindo a sua formação académica", afirmou.

Assinaram os acordos de concessão de bolsas de estudo as seguintes instituições de ensino: Escola Superior Artística do Porto; Escola Paula Frassinetti; Escola Superior de Saúde de Santa Maria; Instituto Superior de Administração e Gestão; Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo; Instituto Superior de Serviço Social do Porto; Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa; Universidade Católica Portuguesa; Universidade Fernando Pessoa; Universidade Lusíada; Universidade Lusófona e Universidade Portucalense.