Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Câmara do Porto entrega árvores
31-03-2016

A Câmara do Porto vai entregar 1.428 árvores e arbustos a munícipes e instituições da cidade a partir de sexta-feira, no âmbito da iniciativa "Se tem um jardim, temos uma árvore para si".


A iniciativa, que visa a "expansão da estrutura verde, através de um programa de distribuição [gratuita] regulada aos munícipes e organizações, de arbustos e árvores autóctones/nativas em áreas privadas", contou com 378 candidaturas, das quais 296 foram aprovadas.


Com este projeto, o Município pretende "oferecer aos munícipes 10 mil árvores e arbustos (nativos) nos próximos cinco anos", apoiando e reconhecendo o papel importante dos residentes na criação e manutenção de espaços verdes.


Nesta primeira edição de "Se tem um jardim, temos uma árvore para si", a autarquia tinha disponíveis 1.750 árvores/arbustos de 11 espécies diferentes, desde carvalhos a medronheiros, passando pelos ciprestes e buxos, "uma parte substancial das quais produzidas no Viveiro Municipal do Porto", permitindo a cada um dos concorrentes receber até dez exemplares.


A entrega das cerca de 1.500 árvores e arbustos, que têm que ser plantados durante o mês de abril, decorrerá na sexta-feira e no sábado nos centros de Educação Ambiental do Covelo e no Parque da Cidade.


Os 296 munícipes e associações com candidaturas aprovadas receberão uma pequena ação de formação no dia da entrega das árvores.


A campanha recebeu 378 candidaturas, 310 das quais de residências e 65 de organizações, mas apenas 296 preenchiam os requisitos necessários e foram aprovadas. As candidaturas decorreram entre os dias 18 de fevereiro e 20 de março e a avaliação das mesmas obedeceu a uma série de requisitos, como a capacidade de acolhimento do terreno e a adequabilidade das plantas pedidas para os espaços.


Aquando da apresentação do projeto, o vereador do Ambiente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, referiu que o viveiro municipal produziu em 2015 cerca de 20 mil árvores e que a meta para este ano é "plantar 40 mil".


Esta produção serve ainda outra iniciativa municipal, desenvolvida no âmbito do "FUTURO - projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto", que "já plantou mais de 63 mil árvores".