Sociedade

Câmara do Porto resolve estacionamento no Bairro da Agra do Amial

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto vai criar uma bolsa de estacionamento exclusiva para moradores do Bairro da Agra do Amial, situado em Paranhos. Esta manhã, o presidente da Câmara, acompanhado por vários membros do seu Executivo e pelo comandante da Polícia Municipal, visitou o local para estudar com os moradores e avaliar a reorganização do espaço destinado a parqueamento.

A medida visa aliviar a forte pressão de estacionamento naquela zona, até porque se situa próxima do polo universitário, e responder às solicitações dos residentes. A iniciativa vem no prosseguimento da política de mobilidade levada a cabo pela autarquia, que já implementou soluções semelhantes em outras zonas da cidade, como em Bessa Leite e no Foco.

Na visita também participaram o vice-presidente e vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo, a vereadora com os pelouros dos Transportes e da Fiscalização e Proteção Civil, Cristina Pimentel, o vereador da Habitação e Coesão Social, Fernando Paulo, o Comandante da Polícia Municipal, António Leitão da Silva, administradores da empresa municipal Domus Social, bem como o presidente da Associação de Moradores, Rui Dias, e vários moradores do bairro.

Recentemente, esta Associação tinha alertado o Executivo de Rui Moreira para o problema de estacionamento no local, após a Polícia Municipal ter multado várias viaturas devido a infrações de estacionamento, situação que ficou hoje resolvida com a substituição por admoestações.

O Bairro da Agra do Amial foi construído em 1960 e posteriormente requalificado. Durante o ano de 2017 foi objeto de obras de manutenção. É constituído por 181 fogos, 156 dos quais se encontram sob gestão da Domus Social. Atualmente, residem nos fogos sob gestão da empresa municipal cerca de 355 pessoas.