Cultura

Programa Criatório recebeu 316 candidaturas artísticas

  • Notícia

    Notícia

Criatorio.jpg
O programa de apoio à criação contemporânea na cidade do Porto, "Criatório", que a autarquia lançou em novembro do ano passado, recebeu um total de 316 candidaturas. O prazo de submissão de candidaturas terminou a 31 de janeiro.
A iniciativa promovida pela Câmara do Porto vai atribuir bolsas a 16 projetos de criação artística, cada um no valor de 15 mil euros, nas seguintes modalidades: artes visuais e curadoria (área à qual foram submetidas 137 candidaturas, ou seja, 42% do total); artes performativas e programação (com 72 candidaturas, 23%); composição, programação e performance musical (54 candidaturas, 17%); e literatura, investigação e pensamento crítico (com 53 candidaturas, 17%).
 
As candidaturas admitidas a concurso vão agora ser apreciadas pelo júri, com base nos elementos apresentados pelos candidatos e de acordo com os critérios de avaliação definidos pelo regulamento do concurso.
 
O júri do concurso foi designado pela Câmara do Porto e é composto por cinco elementos: dois representantes da Cultura da Câmara e três individualidades de reconhecido mérito na área da criação artística e do pensamento contemporâneo.
 
Tal como definia o regulamento, os projetos de criação deverão ser desenvolvidos no Porto, durante um período mínimo de seis meses e máximo de doze, e apresentados na cidade (não obrigatoriamente em estreia) até final de 2018.