Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Câmara do Porto na linha da frente em sistemas de gestão integrada
26-06-2015

A Câmara Municipal do Porto tem desde 1 de Junho a operar o novo Centro de Gestão Integrada nos Paços do Concelho. Este centro agrega num único espaço os serviços responsáveis pela  Mobilidade, Polícia Municipal, Bombeiros, Proteção Civil e Ambiente, e tem como objetivo principal contribuir para o aumento da eficiência e eficácia em áreas como a limpeza urbana e recolha de resíduos, segurança e proteção civil, controlo de tráfego, entre outros.


O Centro de Gestão Integrada é um passo fundamental para a criação do primeiro operador de cidade nacional, que o município se encontra a desenvolver, e onde a utilização de ferramentas de recolha e análise avançada de dados, implementadas dentro de um conceito "Smart Cities", vão potenciar uma gestão efetivamente "inteligente" dos serviços do município. 

As cidades são geradoras de uma cada vez maior quantidade de informação, desde os sistemas de semaforização, que se podem adaptar aos padrões dinâmicos de mobilidade, a câmaras de tráfego, que de forma mais ao menos automatizada identificam uma enorme variedade de situações na via publica, a  sensores ambientais, que hoje são capazes de nos dar informação em tempo real e numa escala nunca antes possível. A informação gerada por estas plataformas vai necessitar de uma gestão ágil e multi-serviço, pois só dessa forma se poderá traduzir toda esta informação em ganhos de eficiência com melhorias claras e objetivas nos serviços prestados aos cidadão.

Com este novo centro de gestão, e com a criação do Operador de Cidade,  a Câmara Municipal pretende colocar a cidade do Porto num novo patamar de gestão integrada de serviços seguindo uma estratégia própria de Inovação e inspirada nas melhores praticas das cidades do futuro. Com o objetivo de maximizar as potencialidades que o conceito de Smart Cities apresenta atualmente, o desenvolvimento do centro de gestão tem ainda como base um conjunto de projetos piloto com empresas como a IBM e CEIIA.


VIDEOVIGILÂNCIA AVANÇA NA MOVIDA

Encontra-se já em fase final de operação o piloto já comunicado que é realizado em parceria com a IBM, onde foram instaladas Camaras de Vídeo Proteção na zona da Movida com ligação e controlo por parte do Comando Metropolitano da PSP do Porto. O Centro integra ainda informação recolhida por sensores de mobilidade e ambientais desenvolvidos pelo projecto Future Cities.

Numa altura em que a Cidade vive um mês pleno de atividades e eventos com um número recorde de pessoas na rua, o centro permitiu uma melhor articulação entre os diferentes serviços, aumentando a eficácia e eficiência da resposta. Em situações especiais ou criticas a sala tem ainda a capacidade para acolher um conjunto mais alargado de parceiros ao abrigo da lei de base da proteção civil.