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Câmara do Porto lança jornal

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A Câmara do Porto vai lançar uma publicação em papel, que substitui a antiga revista municipal e que chegará a todas as habitações da cidade, reduzindo os custos graças à adoção do formato de jornal.

A Câmara
Municipal do Porto vai lançar uma publicação em papel, depois do executivo de
Rui Moreira ter suspendido a publicação da antiga revista "Sempre", que no
anterior mandato era distribuída em todas as habitações da cidade
trimestralmente.

A nova
publicação terá o formato de jornal, sendo também de distribuição gratuita e
universal em toda a cidade, mas reduz substancialmente os custos de impressão.

Com o título
"Porto.", o novo jornal começará a ser distribuído em maio, devendo ter três a
quatro edições por ano. Novidade
nesta publicação é a inclusão de uma secção de opinião, aberta a todos os
partidos representados na Assembleia Municipal do Porto.


Em 2014, a
Câmara Municipal não editou qualquer publicação em papel para concentrar
recursos no lançamento da nova marca "Porto." e na criação de novos sites e
plataformas de comunicação digital. Contudo, o estudo levado a cabo pelo
Gabinete de Comunicação da autarquia apurou que existe ainda uma faixa de
população que não tem acesso a informação municipal por essa via, concluindo
ainda que a distribuição em papel de uma publicação pode ajudar a potenciar os
meios digitais.


O Gabinete de
Comunicação e Promoção da Câmara garante que a publicação, que não será aberta
a publicidade nas suas páginas, não colide, não substitui, nem concorre com a
imprensa formal e comercial existente e que essa foi uma preocupação do estudo
que levou à conceção editorial do jornal.


Por outro
lado, há a orientação para não transformar o jornal em algo
confundível com um órgão de propaganda política do executivo, ficando garantido
o pluralismo de opiniões e a transversalidade dos temas, independentemente do
interesse político de qualquer grupo representado na Câmara.


Os temas abordados serão, por isso, escolhidos em função do seu interesse para os
cidadãos, procurando divulgar iniciativas de interesse público ou informar
sobre dossiês importantes para a cidade, independentemente de serem ou não
lançados pela autarquia, à semelhança do que já acontece no portal de notícias www.porto.pt, lançado pela autarquia
em 2014.