Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Câmara do Porto convida cidadãos a verificarem a tempo o recenseamento
19-06-2017
A Câmara do Porto vai lançar uma campanha que visa motivar os munícipes a verificarem se a sua morada corresponde à que está inscrita nos cadernos eleitorais e a corrigirem, caso esteja errada, a fim de poderem votar na sua cidade e freguesia a 1 de outubro, nas Eleições Autárquicas. 

A campanha, intitulada "Sabe se Vota no Porto" convida os cidadãos consultarem o recenseamento, através de um link na internet ou através de um sms. A campanha justifica-se porque, atualmente, os cartões do cidadão não possuem de forma visível os números de eleitores nem freguesias.

Contudo, a informação está à mão, através do link www.recenseamento.mai.gov.pt ou através de sms. Basta, para tal, responder a um pequeno formulário ou enviar uma mensagem gratuita para o número 3838 com o conteúdo "RE e número de Identificação Civil e data de nascimento ". O sistema responderá com a freguesia e número de eleitor.

Os cidadãos têm até 60 dias antes do acto eleitoral para corrigirem a suas morada, a fim de verem os seus nomes serem incluídos no caderno eleitoral correcto, pelo que a alteração de morada deve ser feita até ao final de julho.

Se tem dúvidas, faça o teste e, caso verifique que a freguesia não está correcta, proceda à correção, atualizando o Cartão do Cidadão. Caso ainda possua Bilhete de Identidade, deverá dirigir-se à Junta de Freguesia da sua residência ou pedir a emissão de Cartão de Cidadão.

A campanha estará na rua no próximo mês de julho, através da rede de mupis da cidade do Porto e é uma iniciativa da autarquia, com aprovação da Comissão Nacional de Eleições (CNE).