Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Câmara investe meio milhão
27-01-2016

A Câmara do Porto vai disponibilizar meio milhão de euros para "promover o alargamento do desporto adaptado", convidando instituições e clubes da cidade a apresentarem candidaturas já em fevereiro.


O anúncio foi feito ao final da manhã por Rui Moreira na apresentação do Programa Municipal de Apoio ao Desporto Adaptado que decorreu na Piscina Municipal da Constituição, na presença da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e do vereador da Câmara do Porto responsável pelo pelouro da Habitação e Ação Social, Manuel Pizarro.


O presidente da Câmara do Porto apontou como objetivo "promover o alargamento do desporto adaptado através do alargamento das respostas ou da qualificação de respostas já existentes", frisando que atualmente já existem 20 clubes que usam os equipamentos municipais para desenvolver atividades de desporto adaptado e que durante 2015 foram realizadas 250 ações que abrangeram esta área.


Rui Moreira prometeu "continuar a tornar o Porto uma cidade mais confortável para todos" e aproveitou para desejar que o Governo "ajude as autarquias a fazer com que a igualdade de oportunidades não se fique por palavras de circunstância mas se materialize em políticas".


Podem concorrer ao Programa Municipal de Apoio ao Desporto Adaptado instituições do Porto que realizem atividades adaptadas há pelo menos cinco anos ou organizações que atuem na área a nível federado.


Serão aceites propostas relacionadas com o melhoramento de infraestruturas existentes, aquisição ou remodelação de equipamento, aquisição ou melhoria de viaturas para promover a mobilidade de pessoas com deficiência, bem como desenvolvimento de atividades concretas. A abertura do concurso está prevista para fevereiro.


O vereador da Habitação e Ação Social, Manuel Pizarro, avançou ter "expectativa que o mais tardar no mês de abril seja possível transferir para as associações os valores para que em 2016 já existam efeitos práticos desta ação".


Ana Sofia Antunes reconheceu o trabalho da Câmara do Porto desenvolvido nesta matéria e louvou o facto de conseguir "dar um grande impulso à área do desporto adaptado", apoiando "uma série de iniciativas verdadeiramente inclusivas em parceria com clubes e associações da cidade", disse a secretária de Estado, que esteve hoje no Porto a lançar a iniciativa "Percursos pela Inclusão".