Sociedade

Câmara do Porto faz testes serológicos a funcionários municipais da primeira linha de combate à COVID

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto, em parceria com o i3S- Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (através do Ipatimup Diagnósticos), realiza, a partir da próxima segunda-feira, testes serológicos para avaliar a presença de anticorpos ao vírus SARS-CoV-2, em mais de 1500 trabalhadores do município e empresas municipais, e que estiveram na linha da frente no contexto atual de pandemia. O sistema de drive trhu foi hoje ensaiado com testes aos vereadores do pelouro. Rui Moreira foi o primeiro a dar o exemplo.

Além destes testes a funcionários que estiveram expostos pelas suas funções, durante a fase mais aguda da pandemia, e complementarmente, em colaboração com outra reputada instituição cientifica da cidade, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), será realizado um estudo epidemiológico nesta população.

A realização destes testes, levada a cabo pelos técnicos do Ipatimup Diagnósticos, assim como por investigadores voluntários do i3S, passa pela utilização de kits de resposta rápida, e funcionará em sistema de "drive thru", em operação no parque de estacionamento do i3S. 

Simultaneamente à realização dos testes, a recolha de dados para o estudo epidemiológico da FMUP, é feita através de um inquérito de rápido preenchimento (cerca de 2 minutos), que integra dados demográficos, profissionais e clínicos através da análise à imunidade à COVID-19. Este procedimento, que permitirá conhecer algumas características epidemiológicas desta pandemia na cidade, é efetuado no estrito cumprimento Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), e segue os mais elevados padrões éticos reconhecidos pela comunidade científica.

Esta medida, articulada pela Direção Municipal de Recursos Humanos, visa essencialmente permitir um melhor conhecimento sobre a atual situação e avaliar, mediante os resultados, a necessidade de adoção de medidas posteriores para o desenvolvimento das atividades municipais e adequar os atuais procedimentos de proteção inerentes às diversas funções. 

Para Rui Moreira "numa primeira fase de testes promovidos pelo Município, o Porto dedicou o seu primeiro esforço a implementar um programa sistemático de rastreio às populações dos lares com testes PCR e foi o primeiro a avançar com uma unidade 'Drive Thru' para rastreio à Covid para a restante população, medidas que concorreram para um combate atempado e prudente à pandemia. A realização destes testes serológicos aos nossos trabalhadores que, pela natureza das suas funções, estiveram sempre na primeira linha de atuação, permitirá não só obter dados muito interessantes sobre o real estado imunológico desta população, como será também essencial, do ponto de vista dos Recursos Humanos, para poder afinar iniciativas e procedimentos a adotar no atual cenário de desconfinamento no universo municipal".

"Com esta amostra pretende-se estabelecer um ponto de partida para avaliar a presença de anticorpos na população do Concelho do Porto, o que permitirá aferir, de forma alargada, qual a proporção de pessoas no distrito que eventualmente tiveram contacto com o vírus e assim estimar a resposta imunológica e a dispersão do vírus na região", explica Claudio Sunkel, diretor do i3S. 

Já para o gestor do Ipatimup Diagnósticos, Paulo Canedo, "este teste serológico consiste na deteção de anticorpos produzido após a exposição ao vírus SARS-COV-2 e que é responsável pela Covid-19. O teste demora aproximadamente 10 minutos a ser realizado e permite identificar os indivíduos que já apresentam uma resposta imunológica a este vírus".