Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Ajudar os "sem-abrigo"
29-01-2016

A Câmara do Porto está a preparar um plano de ação para diminuição do número de cidadãos "sem-abrigo" nas ruas, ajudando as pessoas que se encontram nessa situação a obter acolhimento de primeira e segunda linha.


O sistema estará em funcionamento no primeiro semestre deste ano e será inovador, prevendo a existência de equipas multidisciplinares, transporte e espaços de acolhimento de primeira linha, bem como assistência médica, quando necessária. Consciente de que o problema é transversal a praticamente todas as cidades do mundo e que tem uma abordagem difícil, a Câmara do Porto tem vindo a estudá-lo e está a ultimar um serviço que possa dar resposta às situações existentes na cidade.


CERCA DE UMA CENTENA DE PESSOAS DORMEM NA RUA NO PORTO

Segundo os números disponíveis, apurados em 2015 pela Fundação Porto Social, não existirão mais do que uma centena de "sem-abrigo" no Porto, número que tem vindo a decrescer, embora muito lentamente. A maior parte dos casos resulta de situações de desestruturação familiar, toxicodependência, alcoolismo e imigração mal sucedida.


A Câmara do Porto espera poder apresentar o plano brevemente e contribuir para a diminuição do fenómeno. Atualmente, existem já serviços, nomeadamente através da rede social, que prestam apoio aos "sem-abrigo", mas o fenómeno mundial é de difícil abordagem e erradicação.