Sociedade

Câmara apoia programação da Cooperativa Árvore

  • Notícia

    Notícia

#mno_cooperativa_arvore.jpg

Miguel Nogueira

A Câmara Municipal do Porto aprovou hoje por unanimidade, em reunião de Executivo, a atribuição de incentivos no valor global de 450 mil euros à Árvore - Cooperativa de Atividades Artísticas, para o desenvolvimento da sua programação nos próximos dois anos.

Este apoio vai concretizar-se na atribuição de 250 mil euros para este ano e dos restantes 200 mil euros para o próximo ano, tendo por objetivos ajudar a cooperativa a promover os seus programas culturais, lúdicos e de entretenimento, bem como a vocação formativa e artística, através do aumento das oficinas dirigidas a diferentes públicos - alunos, professores, artistas e criadores - e reforçar as ofertas de projetos educativos continuados na área das artes visuais e estudos da arte.

O apoio das atividades culturais, artísticas e recreativas é prioritário para o Município, tendo em conta que a educação cultural é um dos pilares da sociedade, enquadrando-se a conjugação de esforços com diferentes parceiros na estratégia de contribuir para a formação dos munícipes e sua familiarização com as diversas linguagens artísticas, ao mesmo tempo que se promove o interesse pela fruição dos bens culturais e pela criação artística.

A aprovação deste apoio pelo Executivo Municipal é um reconhecimento da importância do projeto artístico e cultural apresentado pela Árvore e do impacto que a sua ação educativa tem junto de diversos públicos, nomeadamente na produção e difusão cultural. É, ainda, o reconhecimento da importância do trabalho em parceria e em rede para maximizar o potencial artístico e cultural na cidade do Porto.

A Árvore é uma cooperativa cultural reconhecida pelo Estado Português como organismo privado de utilidade pública e tem como objeto a produção, divulgação e comercialização de obras artísticas e editoriais.

A sua programação engloba um ciclo de conferências subordinado ao tema "Cultura e Cidadania", um programa de homenagens e memória, o espetáculo de expressões artísticas "Porto Art Fest", o mercado e festival "Aos Papéis - Feira de Obra Gráfica e Livros de Artista", o "Pôr-do-sol nas Virtudes" e a iniciativa Videoarte e Performance. Tem igualmente agendado um programa de residências artísticas, um clube de gravura, uma prova de autor e o encontro de artistas luso-espanhóis. Além disso, na vertente da educação e mediação, irá continuar com a iniciativa "A Árvore vai à Escola" e com o programa de visitas guiadas à instituição.