Sociedade

Câmara do Porto aprovou participação na comissão nacional de candidatura de Portugal à EMA

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto aprovou hoje em reunião extraordinária de Executivo a forma de participação do Porto na Comissão Nacional para a instalação da Agência Europeia do Medicamento (EMA). 

Rui Moreira convocou a reunião após uma troca de cartas entre o presidente da Câmara da Câmara e o vereador Manuel Pizarro, em que o vereador socialista comunicou não considerar esgotada a deliberação da última reunião da vereação, onde propunha um caminho diferente do que o Governo veio a aprovar.

A proposta do presidente da Câmara do Porto tinha três pontos e visou aprovar os nomes a serem comunicados ainda hoje ao Governo, conforme solicitado pelo Primeiro-Ministro e pelo Ministro da Saúde a Rui Moreira.

Os vereadores aprovaram, assim, a participação do Porto na Comissão de Candidatura Nacional para a instalação da Agência Europeia do Medicamento (EMA) em Portugal e nomearam Eurico Castro Alves, "personalidade de mérito reconhecido e com grande experiência na área da regulação e da saúde", e o vereador Ricardo Valente, "responsável pelo Pelouro do Desenvolvimento Económico e Social, que tutela a Invest Porto, organismo municipal que conhece o mapeamento da cidade e detém todos os indicadores necessários ao trabalho da Comissão Nacional acerca do Porto", como representantes do município.

Os representantes deverão envolver ativamente no processo todas as instituições relevantes da cidade, regionais e transregionais, designadamente as que constavam da proposta aprovada na última reunião de Câmara.