Sociedade

Câmara decreta dois dias de luto pela morte do escultor José Rodrigues

  • Notícia

    Notícia

#mno_retrato_de_uma_amizade_22.jpg

O presidente da Câmara do Porto, de acordo com todas as forças políticas representadas nos órgãos autárquicos, decidiu decretar dois dias de luto municipal pela morte do escultor José Rodrigues. O funeral realiza-se amanhã.

A Câmara do Porto está neste momento a recuperar o monumento ao empresário, da autoria de José Rodrigues e construído em 1992. O restauro estaria pronto a tempo de uma homenagem que estava a ser preparada para 28 de outubro, dia do seu aniversário.

José Rodrigues faleceu esta manhã num hospital da cidade do Porto, onde estava internado.

Também a Fundação José Rodrigues preparava uma exposição comemorativa dos seus 80 anos, a inaugurar dia 17 de outubro. A mostra está a ser comissariada por Adriana Aguiar Branco, administradora da empresa municipal Águas do Porto.


José Rodrigues nasceu em Luanda, Angola e tinha 79 anos, mas fez quase toda a sua vida artística no Porto.


É no Porto que está situada a sua fundação, que designou como "Fábrica Social" e onde, entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016, decorreu a exposição "Eugénio de Andrade - José Rodrigues, Retrato de uma Amizade", com o apoio da Câmara do Porto.


A "Fábrica Social" está situada na freguesia de Santo Ildefonso e era uma antiga fábrica de chapéus, que José Rodrigues transformou no seu ateliê durante 20 anos, antes de instalar a fundação com o seu nome. O edifício integra ateliês, salas de exposições, permanentes e temporárias, e um auditório.


O artista realizou os seus estudos na Escola Superior de Belas-Artes do Porto onde concluiu o curso de Escultura. Com Armando Alves, Ângelo de Sousa e Jorge Pinheiro constituiu, em 1968, o grupo "Os Quatro Vintes".


Foi um dos fundadores da Cooperativa Cultural Árvore, no Porto, e um dos promotores da Bienal de Vila Nova de Cerveira.


Entre as obras mais conhecidas de José Rodrigues destaca-se o cubo da Praça da Ribeira.