Urbanismo

Câmara convida munícipes a conhecer o plano que vai transformar o Porto Oriental

  • Notícia

    Notícia

#mno_apresentacao_matadouro_cor_01.jpg

O Masterplan Estratégico do Porto Oriental e a Operação de Reabilitação Urbana da Corujeira/Campanhã são revelados em sessão aberta à população, já nesta quinta-feira, dia 4 de abril. O encontro decorre no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã (Rua de Ferreira dos Santos, 57), às 21 horas, e conta com a participação do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Peça central neste plano para a zona oriental da cidade é a reconversão do Antigo Matadouro Industrial, como destacará o presidente da Câmara na sua intervenção. 

A sessão, conduzida pelo vereador com o Pelouro do Urbanismo, Pedro Baganha, vai focar-se concretamente na apresentação do Masterplan Estratégico para o Porto Oriental e na ORU de Corujeira/Campanhã.

O Masterplan Estratégico corresponde a um planeamento macro que a autarquia preparou para alavancar o desenvolvimento da zona oriental da cidade e que envolve não só a requalificação do Matadouro, mas também a construção do Terminal Intermodal e de outras obras estruturantes, como a duplicação do Parque Oriental ou a construção da nova ponte sobre o Rio Douro.

Já com a Operação de Reabilitação Urbana (ORU) para Corujeira/Campanhã, a Câmara do Porto pretende criar mecanismos que possibilitem o incremento da competitividade económica nesta área específica, que contribuam para a qualificação do tecido social, para a melhoria das condições habitacionais e de bem-estar, e para a renovação da imagem desta malha urbana.