Desporto

Câmara cede ao FC Porto piscina de Campanhã que será reabilitada pelo clube

  • Notícia

    Notícia

PISCINA_DE_CAMPANHÃ.JPG

A Câmara do Porto e o FC Porto acordaram assinar um contrato para a cedência das piscinas de Campanhã ao clube, que se compromete a reabilitar o espaço. A proposta será levada amanhã a reunião de Câmara para aprovação, embora o seu agendamento esteja dependente da aprovação dos vereadores.

O contrato, que não fecha as portas das piscinas à população, está dependente da obtenção de fundos comunitários por parte do FC Porto, que irá gastar cerca de 2,3 milhões de euros em obras no equipamento municipal. A piscina, que já era utilizada pelo FC Porto, deixa, por isso, de se constituir como um custo para a autarquia e vê aberta a porta à sua reabilitação.

A cedência das piscinas será "a título gratuito" e por 25 anos, um prazo "considerado pela autarquia adequado para amortização do investimento de valor considerável" que o clube se compromete realizar na remodelação do complexo. A reabilitação vai beneficiar o imóvel que é propriedade do município.

No contrato-promessa, o FC Porto obriga-se, entre outras coisas, a "garantir a utilização aberta à população, em períodos que não conflituam com a atividade desportiva e nas condições a acordar". O clube fica ainda obrigado a desenvolver uma atividade não profissional através das modalidades de natação, no total de cerca de 200 atletas federados e 500 atletas não federados, no desporto adaptado, dirigido a crianças, jovens e idosos, nas atividades de natação e a colaborar, por intermédio dos seus atletas mais proeminentes, em ações de promoção da modalidade junto das escolas. O FC Porto irá também colaborar em Programas de Férias Desportivas do Município.

No contrato-promessa, descreve-se que os portistas pretendem apresentar uma candidatura a fundos comunitários no âmbito de um concurso para infraestruturas e equipamentos desportivos do Programa Regional do Norte - ON.2, para obtenção do financiamento necessário à realização da obra.