Cultura

Câmara aprova bolsas de apoio no âmbito do programa InResidence Porto para criação artística

  • Notícia

    Notícia

Seis instituições da cidade vão ser contempladas com bolsas de apoio a residências artísticas, de acordo com a decisão tomada ontem em reunião do Executivo Municipal de atribuir um valor global de 36 mil euros.

A Câmara do Porto atribui apoios às estruturas que estão inscritas na plataforma InResidence para acolherem um programa de residência artística com a duração de dois meses. Esta interface de divulgação nacional e internacional de espaços para residências artísticas na cidade foi criada há um ano e tem como objetivo aproximar artistas de todo o mundo das oportunidades de criação no Porto, contemplando áreas tão diversas como o teatro, tecnologia, escrita, performances, artes visuais, cinema, música, poesia, caricaturismo e cartunismo. 

Circolando, Mala Voadora, Maus Hábitos, Mira Forum, Sonoscopia e Museu Nacional de Imprensa foram as instituições cujas propostas foram selecionadas para apoio pela autarquia.

O valor de cada bolsa é variável em função da nacionalidade dos artistas convidados, consoante se trate de portugueses, europeus ou não-europeus.

Circolando

O Circolando - Espaço de Criação Transdisciplinar vai ser apoiado no Projeto LOA, que envolve quatro artistas, designadamente Gil Mac e Cláudio Vidal, performers do coletivo DEMO (Dispositivo Experimental Multidisciplinar e Orgânico), sediado em Guimarães; Tiago Ângelo, compositor e artista sonoro; e ainda Gonçalo Mota, realizador e antropólogo.

Durante a residência, os quatro desenvolverão uma primeira fase de pesquisa de um projeto que se propõe trabalhar no cruzamento do teatro físico com as tecnologias interativas, a arte sonora e o vídeo experimental.

Mala Voadora 

O escritor, performer e live artist de origem texana Greg Wohead vai estabelecer-se na Mala Voadora, entre 16 de agosto e 16 de outubro. Irá desenvolver vários projetos, entre eles Call it a Day, uma performance de teatro feita a partir de recriações em loop de uma conversa com um casal Amish; e Story #2, em colaboração com Rachel Mars, uma investigação sobre as possibilidades de uma narrativa radical disfarçadamente influenciada por eventos políticos de 2016.

Maus Hábitos

O escultor brasileiro Efrain Almeida e o artista visual mexicano Rigo Flores integram uma residência cruzada, de 26 de junho a 3 de setembro, que inclui uma exposição no Maus Hábitos.

A iniciativa insere-se no programa Caravana, um projeto de residências da Saco Azul e dos Maus Hábitos, e conta com o apoio da Câmara do Porto, do PhIca Fenix Institute of Contemporary Art do Arizona (EUA) e da DGArtes, tendo como parceira a Galeria Graça Brandão.

Mira Forum 

Entre 15 de setembro e 30 de novembro, a artista plástica e cineasta Marta Alvim vai dar continuidade ao seu último trabalho - Instinctive Behaviour (2016, vídeo, 6 min.), no Mira Forum. A proposta é iniciar uma investigação-filme em torno da ideia de "desconforto", convidando a um olhar sobre as particularidades e subjetividades da vida dos diferentes seres que habitam o planeta, na inter-relação com o ambiente, o tempo (mortalidade) e o corpo.

Sonoscopia

O poeta, percussionista e artista sonoro Z'EV vem à Sonoscopia entre outubro e novembro. O seu trabalho tem como base a combinação das noções Dadaístas/Duchampianas de objeto encontrado, das técnicas de Cut Up de Brion Gysin e do indeterminismo de John Cage. É considerado um dos pioneiros da Sound Art e da Música Industrial, recorrendo frequentemente a objetos metálicos encontrados para criar um universo musical próprio.

Museu Nacional de Imprensa

O cartunista e caricaturista brasileiro Paulo Caruso vai estar no Porto durante dois meses, de 8 de outubro a 8 de dezembro, e desenvolver a sua atividade artística em contacto direto com diferentes públicos, por iniciativa do Museu Nacional de Imprensa (MNI). Além de dinamizar workshops semanais de humor, terá conversas com o público interessado neste género artístico e vai apresentar, numa exposição especial, alguns dos seus principais trabalhos.

Esta residência artística inclui visitas à cidade do Porto, palestras em escolas artísticas e encontros com outros artistas.