Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Câmara apresenta jogo para crianças sobre as profissões
30-11-2018
"Cresce e Aparece" é um jogo para crianças disponibilizado pela Câmara do Porto, através da Cidade das Profissões, que promove a descoberta das profissões. Os meninos do jardim-de-infância da Escola Básica do Bom Pastor foram os primeiros a testar a aplicação informática, na manhã desta sexta-feira.

A ideia é consciencializar os mais novos (com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos) para o mundo das profissões de uma forma lúdico-pedagógica, sendo esta uma primeira abordagem ao mercado de trabalho.

Depois de ouvir uma história inicial alusiva ao tema ("A cidade das formigas"), as crianças foram distribuídas em pequenos grupos para explorar a app e os diferentes jogos que oferece. Depois, individualmente, fizeram um desenho sobre "O que quero ser quando for grande".

Fernando Paulo, vereador da Educação da Câmara do Porto, presente na iniciativa, explicou que esta ferramenta pretende promover novas aprendizagens junto das crianças sobre a importância do trabalho e das profissões no contexto social. É simultaneamente uma forma de divulgar aquela oferta municipal junto do público mais jovem, dos educadores de infância, pais, familiares e amigos, e reforçar a sua visibilidade enquanto serviço público de promoção de empregabilidade e empreendedorismo.

Esta apresentação decorreu no âmbito das comemorações do Dia Universal dos Direitos da Criança, que se assinalou a 20 de novembro, e do Dia Internacional das Cidades Educadoras, que se assinala esta sexta-feira, 30 de novembro. A iniciativa integra as atividades do programa municipal Porto Cidade Amiga das Crianças.