Sociedade

Câmara apoia o mais jovem estúdio de arquitetura presente na Bienal de Veneza

  • Notícia

    Notícia

#Tiago_Casanova_Bienal_Venesa_04.jpg

Chama-se SUMMARY e é o estúdio de arquitetura mais jovem convidado para participar na edição deste ano da Bienal de Veneza. É português e foi criado em 2015 pelo arquiteto Samuel Gonçalves, de apenas 28 anos.

Em Veneza este estúdio apresenta um sistema para construir edifícios de betão em tempo recorde, com o apoio da AECA - Associação Empresarial de Cambra e Arouca, da Building Pictures, da Câmara Municipal de Arouca, da Câmara Municipal do Porto, do Grupo Farcimar e da SDD - Soluções em Madeira.

SUMMARY, estúdio incubado no UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, apresenta uma instalação original, designada "Infrastructure - Structure - Architecture", que permite uma resposta concreta para um dos principais desafios da arquitetura contemporânea: acelerar e simplificar os processos construtivos.

Da apresentação feita pelo estúdio faz parte o projeto GOMOS, um sistema modular inovador que permite construir edifícios de betão por módulos. Estes módulos, já com acabamentos exteriores e interiores, são produzidos em fábrica durante três meses e montados em cerca de três dias. "Com este e outros projetos, procuramos soluções arquitetónicas que não se foquem apenas na obtenção de um bom resultado final, mas também na otimização dos recursos e do tempo necessários para o atingir", refere Samuel Gonçalves.

A Bienal de Arquitetura de Veneza junta 88 estúdios de arquitetura de 37 países diferentes. A instalação de SUMMARY poderá ser visitada durante o período em que decorre o certame, até 27 de novembro, na área exterior do Arsenale di Venezia.