Sociedade

Cadeia da Relação vai ser Monumento Nacional

  • Notícia

    Notícia

#mno_cpf.jpg

O edifício da antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, que desde 2001 acolhe o Centro Português de Fotografia, vai ser reclassificado como Monumento Nacional. A decisão terá sido tomada esta quinta-feira, em reunião do Conselho de Ministros.

Situado no Largo do Amor de Perdição, na rua de São Bento da Vitória e na travessa de S. Bento da Vitória, em pleno Centro Histórico do Porto, o edifício estava classificado como imóvel de interesse público desde junho de 1933, mantendo-se como exemplar único no país da arquitetura judicial/prisional dos finais do Antigo Regime.

O imponente edifício foi mandado construir em 1765 por João de Almada e Melo. A obra seria concluída quase 30 anos depois, em 1796. Considerado um dos edifícios de referência na história da cidade, albergou a sede do Tribunal e a Cadeia da Relação do Porto. Após dois séculos de plena atividade, o edifício foi desativado por razões de segurança em abril de 1974, alguns dias depois da Revolução.

Um dos seus presos mais ilustres foi o escritor Camilo de Castelo Branco (1860). Pelas celas da antiga cadeia passou também o conhecido Zé do Telhado.

Após sofrer obras de reabilitação, reabriu em outubro de 2001 para acolher o Centro Português de Fotografia, num projeto da autoria dos arquitetos Eduardo Souto Moura e Humberto Vieira.