Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

BSB levou o Porto a competição mundial de resgate e salvamento
11-06-2019
O Batalhão de Sapadores Bombeiros (BSB) do Porto participou no Grimpday, a maior e mais conceituada competição mundial de resgate e salvamento, que terminou no domingo na cidade belga de Namur.

Ao longo de três dias, o evento reuniu 30 equipas de bombeiros, proteção civil, militares e de polícia oriundas dos vários continentes e especializadas em operações de resgate e salvamento em altura e profundidade. Este tipo de socorro é feito por equipas diferenciadas, destinadas a intervir em edifícios de grande altura, escarpas, falésias, poços e outros locais em que a altura e difícil acesso não permitem o trabalho das equipas de primeira intervenção.

O Grimpday, realizado em Namur desde 2006, é o maior evento do setor e, além da competição, constitui uma ocasião privilegiada para a troca de conhecimentos entre elementos das equipas participantes na abordagem dos cenários propostos e, portanto, para a aprendizagem com profissionais de outras geografias e com experiências diferenciadas.

Em representação do Município do Porto, o BSB aproveitou a presença na competição para promover o MESMU - Meeting de Equipas de Salvamento em Meio Urbano, que se realiza na cidade do Porto, potenciando dessa forma a participação de mais equipas estrangeiras e fomentando a troca e desenvolvimento das técnicas de resgate.