Política

Bruxelas aprova candidatura da cidade do Porto para ter um Centro Europe Direct

  • Notícia

    Notícia

#DR_PIH_Europe_Direct.jpg

A candidatura ao Centro Europe Direct Porto, apresentada pelo Município do Porto para o período 2018-2020, foi aprovada pela Comissão Europeia.

A Câmara propôs um programa de trabalho a partir do mote "A Europa perto de todos" e continuará, assim, a ser a instituição de acolhimento do centro de informação europeia que abrange todos os municípios da região metropolitana do Porto.


O Porto tem sido a sede deste centro nas sucessivas gerações de centros Europe Direct (entre 2005 e 2008, 2009 e 2012 e entre 2013 e 2017). 

A atividade do Centro Europe Direct Porto foca-se na comunicação das principais prioridades da União Europeia através da resposta às dúvidas dos cidadãos, produção de materiais de comunicação e promoção de eventos. Essas atividades e a sua abrangência estão explicadas no vídeo publicado a 9 de maio deste ano, Dia da Europa:

Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. Com mais de 500 centros em toda a União Europeia, a missão desta rede é aproximar todos os cidadãos das políticas e temáticas europeias, assim como das instituições e dos seus representantes, e motivar a sua participação ativa e informada.

No nosso país, a rede é coordenada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.